Chuvas em Alagoas exigem atenção redobrada contra a dengue
Caso aumentaram em todo o país

Com a intensificação das chuvas em todo o estado, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, torna-se uma preocupação constante para as pessoas. A história de Maria Soares, 55 anos, moradora do bairro do Benedito Bentes, ilustra a importância da prevenção.
Em janeiro, ela começou a sentir febre alta, dores musculares e fortes dores de cabeça. Inicialmente, ela pensou que fosse apenas uma gripe, mas os sintomas persistiram e ela decidiu procurar atendimento médico. O diagnóstico: dengue.
"Fiquei muito preocupada, pois tenho diabetes e sabia que a dengue poderia ser mais grave para mim", relata Maria. Felizmente, ela se recuperou bem, mas o susto a fez redobrar os cuidados com a sua casa.
"Agora, eu faço questão de eliminar qualquer água parada, pelo menos uma vez por semana, e também coloco telas nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito", conta Maria.
José Edson, 51 anos, agente de saúde comunitária, reforça a importância da participação da população na luta contra a dengue. "É fundamental que cada um faça a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito em suas casas e quintais", afirma.
Ele também destaca a importância de buscar atendimento médico precoce em caso de sintomas da doença. "Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento e menor o risco de complicações", explica José.
No Brasil
O país chegou à marca de 532.921 casos prováveis de dengue e 90 mortes pela doença desde janeiro, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (15). Outras 348 mortes estão sendo investigadas.
Ainda de acordo com a pasta, neste mesmo período em 2023 o país tinha um total de 128.842 casos de dengue. O número atual é 313,6% maior do que o do ano passado.
Proporcionalmente, o Distrito Federal é o local mais afetado pela doença, com 2.362 casos por 100 mil habitantes. Na sequência estão Minas Gerais (881,9), Acre (584,3), Paraná (502,6), Goiás (465,1) e Espírito Santo (418,5).
Dicas para prevenir a dengue:
- Eliminar qualquer água parada, como em vasos de plantas, pneus velhos e calhas
- Colocar telas nas janelas e portas
- Manter as caixas d'água tampadas
- Usar repelente quando necessário
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
