Com proximidade da quadra chuvosa, Sesau orienta sobre necessidade de atualizar calendário vacinal contra a Covid-19
Infectologistas alertam que é comum o crescimento dos casos de doenças respiratórias, como a provocada pelo novo coronavírus

Com a quadra chuvosa, que vai de abril a agosto, período em que historicamente Alagoas é atingido por fortes chuvas, o número de casos de doenças respiratórias, como a Covid-19, tendem a aumentar. Diante deste prognóstico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população para que complete o esquema vacinal contra o novo coronavírus, evitando que o aumento de casos da doença pandêmica no estado.
Atualmente, a recomendação é de uma dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, os que fazem parte dos grupos prioritários, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses. As crianças também estão contempladas no esquema vacinal contra a Covid-19 e devem ser imunizadas a partir de seis meses a menores de 5 anos.
A enfermeira da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é o principal meio de proteção contra a doença e os imunizantes estão disponíveis nos 102 municípios alagoanos.

“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis pelo SUS [Sistema Único de Saúde] são eficazes contra as variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves, hospitalizações e mortes. Por isso, procure um posto de vacinação mais próximo de sua residência ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para se informar”, enfatizou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que é necessário que a população se atente para concluir a imunização antes do início da quadra chuvosa.
“É preciso que a população alagoana tenha a consciência de se imunizar contra a Covid-19, para que não tenhamos agravamentos e aumento de casos durante as chuvas de abril a agosto. É necessário que todos se vacinem antes de iniciar a quadra chuvosa, pois as vacinas levam, no mínimo, 15 dias para fazer a soroconversão no organismo, o que confere proteção, ou seja, a produção de anticorpos contra a Covid-19”, disse.
Epidemiologia
O último Boletim Epidemiológico de monitoramento da Covid-19 em Alagoas confirmou o óbito de 7.331 pacientes acometidos pela doença e 346.421 casos confirmados no estado desde o início da pandemia, em 2020. Neste ano de 2024 já foram confirmados 2.334 casos e 10 óbitos. A cobertura vacinal monovalente é de 8,8% para as quatro doses, 39,9% de três doses e 78,5% de duas doses.
Últimas notícias

Arthur Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR para quem ganha até R$5 mil

Delegacia de Trânsito de Arapiraca abre inquérito para apurar acidente que resultou na morte de quatro pessoas na zona rural

Justiça Federal determina paralisação de construções em terra indígena Xukuru-Kariri
![[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi](https://img.7segundos.com.br/mg84ttlDXmHudBkuY3cPu5hZWpM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-04-02-at-100601.jpeg)
[Vídeo] Após chuvas, lama invade rodovia AL-101 Norte na cidade de Maragogi

Donald Trump anuncia tarifação sobre importados e gera preocupação no Brasil e no mundo

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 51 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
