Mais de 50 mil imóveis aderiram à cota única do IPTU 2024 que deu 15% de desconto
Primeira cota única venceu em janeiro, com o maior desconto entre as capitais do NE

Mais de 50 mil contribuintes maceioenses aproveitaram o desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024, oferecido pela Prefeitura de Maceió este ano. O abatimento no imposto foi um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país e o maior oferecido entre as capitais do Nordeste. A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) aponta que houve um aumento de 13% na adesão à primeira cota única em relação a 2023.
O subsecretário da Receita Municipal de Maceió, Alexandre Lopes, explica que a oferta de descontos economicamente vantajosos como esses são formas de estimular a adimplência, evitando que o contribuinte enfrente problemas futuramente, como a inscrição do imóvel em dívida ativa.
“Este ano, além dos 15% encerrados em janeiro, também oferecemos outras oportunidades de quitar o IPTU à vista, com 10% de desconto até 29 de fevereiro e 5% até 28 de março. Em muitos casos, o contribuinte opta por pagar parcelado e acaba esquecendo ao longo do ano e isso pode trazer problemas para ele e o imóvel. Com descontos maiores, ele consegue se manter em dia sem que isso pese muito no bolso.’’ explica.
O IPTU 2024 ainda pode ser pago à vista em mais duas oportunidades. A segunda cota única com 10% de desconto vence dia 29 de fevereiro e a terceira cota com 5% vence dia 28 de março. Também é possível quitar o IPTU parcelado em 10 vezes, sem descontos.
As guias podem ser emitidas pela internet no site da Prefeitura de Maceió em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, com o número de inscrição imobiliária. O site do Município oferece dois tipos de guias, uma mais simplificada, com código de barras copiável, QR Code e chave para pagamento em Pix e outra mais detalhada, disponível na opção ‘Boletos Tradicionais’.
A Prefeitura não irá enviar os tradicionais carnês físicos este ano, apenas boletos mais compactos, a partir de março. Os boletos contém apenas o desconto de 5% e as 10 parcelas do imposto.
O IPTU é um tributo lançado anualmente e os recursos arrecadados por ele são destinados a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
A inadimplência tributária do imóvel pode gerar problemas futuros ao titular. Além da cobrança de juros e multas pelo atraso no pagamento, está a inscrição do imóvel em dívida ativa, o que leva a cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
