Política

Fala de Lula sobre as ações de Israel em Gaza gera debate na Assembleia Legislativa

Os deputados Cabo Bebeto e Ronaldo Medeiros divergiram sobre o tema

Por Felipe Ferreira 21/02/2024 12h12 - Atualizado em 21/02/2024 12h12
Fala de Lula sobre as ações de Israel em Gaza gera debate na Assembleia Legislativa
Cabo Bebeto faz parte da base bolsonarista, enquanto Ronaldo Medeiros integra o grupo do presidente Lula - Foto: Ascom ALE

A fala do presidente Lula, comparando as ações militares de Israel em Gaza ao holocausto da Segunda Guerra Mundial, iainda tem gerado repercussão no meio político. Na Assembleia Legislativa de Alagoas, os deputados Cabo Bebeto (PL) e Ronaldo Medeiros (PT), debateram sobre o tema.

O deputado Cabo Bebeto informou ter apresentado uma Moção de Repúdio à fala do presidente. “Peço o apoio de todos para a aprovação dessa moção. Um discurso irresponsável em que ele compara o que vem acontecendo na Faixa de Gaza com o Holacausto no regime nazita de Hitler. Fala infeliz, incorreta e desproporcional, que cria também uma animosidade internacional com Israel. Vamos mostrar o posicionamento democrático e responsável desta Casa”, disse Bebeto.

Em posição contrária ao deputado Bebeto, Ronaldo Medeiros, afirmou que o que acontece na Faixa de Gaza deve ser condenado por todos.

“Israel, nestes 135 dias de guerra, já assassinou 29.398 palestinos e oito mil estão desaparecidos nos escombros. Isso é muito desproporcional, já que estamos vendo crianças, idosos, mulheres tendo que sair de suas residências. A Palestina está sendo dizimada. Israel tem controle da água, energia, comunicações e até dos alimentos que entram na região. O Governo brasileiro repudia a utilização desta força desproporcional contra os palestinos, que na sua grande maioria são inocentes. Lula não falou do povo judeu, falou do Governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que está dizimando a população palestina”, afirmou Medeiros.