Servidora da Semed é empossada presidente do Conselho Estadual de Educação
Com mandato de dois anos (2024-2026); Juliana Souza Cahet diz que é fruto da escola pública

A servidora da rede municipal de ensino e diretora de Gestão Educacional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) , Juliana Souza Cahet, tomou posse na última quinta-feira (22), como presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas (CEE-AL). A cerimônia ocorreu na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, no Farol.
Junto com o eleito vice-presidente na chapa, Mário Jucá, Juliana conseguiu a aprovação de 73% dos votos dos conselheiros, que são formados por pais, estudantes, profissionais de educação, representantes de mantenedoras, entre outros. A eleição aconteceu no dia 6 de fevereiro, na sede do Conselho, na Mangabeiras.
Segundo a servidora, os próximos passos agora como presidente do colegiado serão decisivos e importantes para manter o diálogo e a articulação entre diversos setores. "O nosso foco é sempre este: articulação na busca de garantia de direitos. A visão não é da Juliana, é a de todos, essa é a nossa bandeira de luta. Vamos manter o diálogo, articulando para garantir direitos, com todos os atores que estão nesse sistema para fazer esse órgão se fortalecer", destacou.
Fruto da escola pública
Com 47 anos de idade, a presidente do Conselho estudou a vida toda em escola pública. Em 1996, ingressou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no curso de Pedagogia, realizando também pesquisa e tendo experiência em Educação Infantil e Inspeção Escolar.
A servidora passou no concurso público do estado em 2001 e em 2007 foi aprovada no concurso do município de Maceió para ser professora. Começou a lecionar na Escola João 23, no Jacintinho. Foi coordenadora pedagógica de escolas particulares e em 2012, assumiu a gerência de inspeção na Secretaria de Estado da Educação.
"Eu sou fruto de escola pública. Trabalhei até os 18 anos na loja de alimentos de minha família e continuei estudando até terminar o Ensino Médio. Na loja, eu vendia farinha, feijão, lembro-me até hoje que a loja ficava na ala C do setor cereal do Mercado da Produção. Orgulho-me em dizer que o que mudou minha vida foi a educação", contou.
Juliana já atuava fazendo como conselheira do CEE/AL, na área de legislação, construindo pareceres e sendo relatora. Em 2018, foi indicada para o conselho estadual representando as instituições públicas.
"Acho que a força, a motivação, de continuar fazendo pela educação vem daquela criança de nove anos daqui de dentro de mim que acredita que pode mudar o mundo. Ela está aqui dentro ainda e não morreu, vou crescendo com ela. Além da força de Deus que me ampara, minha família que me dá a base, e acreditando sempre que a educação vai transformar o mundo, que Maceió e Alagoas serão melhores cada vez mais, dando essa oportunidade, o direito para que esses estudantes se apropriem, se desenvolvam e sejam agentes transformadores na sociedade", concluiu.
Estavam presentes na posse, familiares de Juliana, amigos, servidores da Semed e da Seduc, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
