Maceió

Equipamentos de alta tecnologia vão auxiliar no monitoramento da Defesa Civil de Maceió

Drones têm resistência a calor e a condições climáticas adversas

Por 7Segundos com Assessoria 25/02/2024 13h01
Equipamentos de alta tecnologia vão auxiliar no monitoramento da Defesa Civil de Maceió
Agentes passaram por treinamento para utilizar os novos equipamentos - Foto: Ascom Defesa Civil Maceió

Dois novos equipamentos foram adquiridos pelo município de Maceió para auxiliar o monitoramento da Defesa Civil em diversos tipos de ocorrências.

Um deles é o DJI Matrice 350 RTK, um drone que tem resistência a condições climáticas adversas, como chuvas e ventanias, e também suporta temperaturas extremas, nos casos de incêndios. Além disso, é um drone equipado com uma câmera de visão noturna, oferecendo melhor desempenho para operações executadas durante à noite, de busca e resgate, ou vigilância noturna.

“Os novos equipamentos viabilizarão o mapeamento aéreo das áreas de risco de Maceió com maior agilidade e precisão centimétrica e, com a função termal, será possível identificar em campo variadas situações adversas que têm mudança de temperatura como principal indicador”, explica Caroline Vasconcelos, engenheira de agrimensura e coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió.

O alcance deste drone é de até 10km entre o ponto de decolagem e ponto mais distante que irá alcançar durante o voo. Comparado ao modelo que já existia no órgão, há um aumento de cinco vezes no alcance.

O outro equipamento é o drone DJI Mavic 3T e, apesar de ser de menor porte, é equipado com uma câmera termal e zoom híbrido de 56x, o que proporciona melhor desempenho em inspeções prediais e encostas.

Os equipamentos irão viabilizar ainda, operações diurnas e noturnas independente da condição climática. “Nossa expectativa é que esses equipamentos nos auxiliem na melhoria do desempenho nas ocorrências e nos monitoramentos, afim de trazermos soluções mais adequadas e eficazes na missão de salvaguardar a vida da população”, conclui a engenheira.