Economia

Vendedores de pescados de mercados públicos participam de curso de boas práticas de alimentos

Palestra trouxe orientações sobre os cuidados necessários para o manuseio e armazenamento adequado dos pescados

Por 7Segundos com Assessoria 28/02/2024 15h03
Vendedores de pescados de mercados públicos participam de curso de boas práticas de alimentos
Orientações foram passadas para os vendedores de pescados dos mercados públicos de Maceió. - Foto: Vigilância Sanitária

Ainda falta um mês para a Semana Santa, período em que o consumo de pescados aumenta entre a população. Contudo, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) já está atenta e reforçando as orientações aos vendedores desses alimentos para garantir que o principal item da Sexta-Feira da Paixão - o peixe - esteja dentro dos padrões sanitários exigidos pelo órgão.

Para isso, a Visa de Maceió realizou, nesta semana, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para 70 vendedores de pescados do Mercado da Produção (Levada) e Mercado Público do Jacintinho.

A ação teve o objetivo de transmitir informações aos vendedores sobre a importância de garantir os cuidados necessários para o manuseamento dos pescados durante sua comercialização.

“O curso de boas práticas é uma ação estratégica da Vigilância Sanitária que alcança comerciantes de diversos segmentos, a fim de orientá-los a comercializar um produto seguro e de qualidade aos consumidores. Dessa vez, reunimos os vendedores de pescados para dar essas orientações de forma antecipada”, afirmou o chefe especial da Visa, Airton Santos.

O treinamento abordou temas como forma adequada de armazenagem, transporte e manuseio dos pescados, além da manutenção da higienização dos ambientes e utilização de equipamentos de proteção individual. Além de Airton Santos, o curso também foi ministrado pela nutricionista e gerente de Alimentos da Visa, Vitória Sarah.

"A Semana Santa se aproxima e a compra de pescados acaba aumentando, por isso é importante que eles estejam atentos às normas sanitárias para esse tipo de comercialização", alertou Airton.

Ao final da capacitação, os comerciantes receberam certificados em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.