Justiça, PM e Shoppings assinam termo de Cooperação para combate à violência contra a mulher em Alagoas
Instituições vão atuar na conscientização de funcionários e público desses estabelecimentos, para identificar e ajudar mulheres em situações de violência

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e os Shoppings Pátio, Maceió, Parque, da Vila e Partage assinaram termo de compromisso para a promoção de ações de conscientização sobre o combate à violência doméstica incluindo treinamento de funcionários desses estabelecimentos para lidar com algumas situações. A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), representada pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também assinaram o termo como signatários.
O objetivo é firmar uma cooperação mútua entre as partes para promover um ambiente seguro e educativo na sociedade em geral, visando à prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher. As juízas integrantes da Coordenadoria da Mulher do TJAL Eliana Machado, Lívia Andrade e Luana Cavalcante também participaram do encontro.
“Todos os envolvidos na concepção desta iniciativa e de todo o material estão de parabéns. Muitas mulheres vítimas estão silenciadas e temerosas e necessitam dessa proteção. Esta é uma luta de todos nós e esse empenho conjunto pode salvar vidas. Aproveito a ocasião para destacar o grande trabalho desenvolvido pela nossa Patrulha Maria da Penha. Na pessoa da comandante, tenente-coronel Danielli, parabenizamos toda a equipe”, enfatizou o coronel Paulo Amorim, que esteve acompanhado de seu subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim.
Parceria
A partir desta parceria, serão realizadas campanhas educativas, implementação de programas específicos e capacitação dos colaboradores e seguranças, contribuindo para a conscientização e aplicação efetiva da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou sua alegria e satisfação em capitanear uma parceria histórica e significativa neste dia 08 de março.
“O problema é de todos! E eu fiquei encantado com os shoppings do estado se unirem ao Poder Judiciário, ao TRE, à Polícia Militar e à OAB para falarmos desse mal que assola o Brasil, que é a violência contra a mulher, que precisa acabar. Precisamos trabalhar o quanto antes e sei que podemos diminuir significativamente esse mal”, falou Tourinho.
Representando a Coordenadoria da Mulher do TJAL, a juíza Eliana Acioly também destacou a união de forças de forma inédita e histórica de todos os shoppings no combate à violência contra a mulher.

“O dia internacional da mulher é um dia de reflexão e de ações voltadas para igualdade de gênero na luta, sempre, pela dignidade e pelos direitos da mulher. Infelizmente esse termo de cooperação nasceu de uma fatalidade, mas ele traz um simbolismo muito grande e visa garantir a segurança das mulheres e consumidoras dos shoppings centers”, pontuou.
A superintendente do Parque Shopping Maceió, Isabella Alencar, enfatizou a importância da iniciativa e disse que também é papel desses grandes espaços em realizar ações mais contundentes de combate a violência contra a mulher.
“Essa também é uma causa nossa. Temos uma grande circulação de clientes, como também muitas funcionárias mulheres. Então essa também é uma forma de a gente querer ajudar a quem precisa”, disse ela, destacando que haverá treinamento para que os funcionários desses estabelecimentos saibam como identificar, abordar direcionar as mulheres que estejam passando por esse tipo de problema.
Capacitação
A Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Políticas Preventivas (DPP) e da Patrulha Maria da Penha, também assumiu o compromisso, junto ao TJAL, em promover capacitação e treinamentos periódicos em datas previamente agendadas. Além disso, irá disponibilizar viaturas da Patrulha em ações e eventos voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher nos shoppings signatários do acordo.
A tenente-coronel Márcia Danielli, comandante da Patrulha Maria da Penha, enfatizou o papel de conscientização do público para fortalecer a proteção à mulher desenvolvendo a capacidade de enxergar situações e agir, podendo inclusive evitar que ela se agrave e evolua para um o mal maior que é o feminicídio.
Cronograma
A primeira ação será feita de forma simultânea, dos dias 18 a 22 de março, com disponibilização de local para atendimento ao público através de quiosque padronizado para todos os shoppings centers, com distribuição de material e orientação ao público, bem como realização de adesivação de toaletes femininos dos shoppings e provadores femininos das lojas que concordarem com a adesivação, entre outros espaços.
Ainda no dia 18 será realizada uma capacitação dos colaboradores e seguranças do Shopping Pátio pela Coordenadoria da Mulher do TJAL, Patrulha Maria da Penha e Direção de Políticas Preventivas da PMAL.
Além disso, nos demais meses do ano, de abril a novembro, serão realizados outros treinamentos nos outros shoppings, além de outras ações educativas.
O objetivo é trabalhar para além do mês de março e utilizar os espaços dos shoppings para atingir cada vez mais pessoas, conscientizando-as sobre a importância da denúncia e do combate à violência doméstica.
Últimas notícias

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
