Rodrigo Cunha diz que CPI deve responsabilizar autores do crime e quem foi omisso
A CPI vai ouvir o diretor-geral da ANM nesta terça-feira (12)

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) afirmou nesta terça-feira (12) que a “CPI da Braskem vai responsabilizar quem sabia do desastre ambiental cometido pela Braskem e continuou colaborando para ele se ampliar e se agravar, ou quem sabia deste crime ambiental e não fez nada para impedir. Ou seja, quem foram os autores do crime ambiental da Braskem e quem foi omisso diante dele”.
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga danos ambientais em Maceió, causados por empreendimentos da mineradora Braskem se reúne, nesta terça-feira (12), para ouvir o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa. A convocação já estava agendada para a quarta-feira anterior (6), mas Mauro solicitou adiamento por estar em viagem.
A reunião está prevista para às 9h e contará com outros dois convocados envolvidos com a fiscalização de mineração no país. As oitivas desta terça-feira atendem aos requerimentos (REQ) 40, 58 e 72, dos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Rogério Carvalho (PT-SE), relator do colegiado.
A CPI também vai ouvir José Antônio Alves dos Santos, superintendente de fiscalização da ANM, e Walter Lins Arcoverde, ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). A DNPM exercia as funções da ANM antes de sua criação em 2017.
Fiscalização
A ANM é uma autarquia que possui a atribuição de fiscalizar atividades de mineração, que foi a causa do desastre em Maceió. Desde a década de 70, a cidade passou por exploração e extração do mineral sal-gema, que é utilizado, por exemplo, em PVC. A partir de 1996, segundo o relator, a empresa Braskem se encarregou da atividade, levando a afundamentos nos solos de bairros alagoanos e evacuação de seus moradores.
A reunião está prevista para ocorrer no plenário 2 da ala Senador Nilo Coelho, no anexo II do Senado.
Últimas notícias

Hospital do Agreste e SMS de Arapiraca ajustam fluxo de regulação

Prefeito Carlos comemora sucesso da 1ª edição do Prefeitura Presente com mais de 3 mil atendimentos em Rio Largo

Homem não resiste às lesões ao cair de telhado de academia em Arapiraca enquanto trabalhava

Carro capota após colisão em cruzamento na Ponta Verde

Família procura por motorista de aplicativo desaparecido em Maceió

MPAL, MPF e MPT inspecionam infraestrutura e funcionamento da Escola Dom Helder Câmara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
