Coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas desmistifica processo de doação de orgãos
Para se tornar um doador de órgãos, é crucial tomar a decisão e compartilhá-la com a família
Em uma entrevista para o Antena Manhã nesta quarta-feira (13), a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, discutiu sobre mitos e verdades relacionados à doação de órgãos, ressaltando a importância de esclarecer o público sobre o assunto. Com o Brasil sendo o segundo país com o maior número de transplantes no mundo, Daniela enfatizou a necessidade de conscientização sobre o tema.
Daniela explicou que, para se tornar um doador de órgãos, é crucial tomar a decisão e compartilhá-la com a família. Ela também destacou o processo pelo qual um paciente se torna um potencial doador, detalhando os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina para comprovar a morte cerebral.
Além disso, Daniela esclareceu que apenas em casos de morte cerebral é possível realizar a doação de órgãos. Ela mencionou a existência de uma lista de espera nacional, onde os pacientes têm o direito de escolher o local em que desejam participar da lista, mas ressaltou a necessidade de compatibilidade para receber um transplante.
A coordenadora também abordou as possíveis complicações pós-transplante, como a rejeição do órgão, destacando a importância do uso contínuo de imunossupressores e acompanhamento médico regular.
Por fim, Daniela enfatizou a necessidade de conscientização e esclarecimento contínuos sobre a doação de órgãos, destacando a importância de salvar vidas por meio desse ato altruístico.
Últimas notícias
IR 2026: chance de inclusão no primeiro lote acaba neste domingo
Homem é detido por ameaçar a companheira em Limoeiro de Anadia
Suspeito é preso com arma ilegal em aldeia indígena de Joaquim Gomes
Suspeito de duplo homicídio é preso no Tabuleiro dos Martins
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ação que beneficia mais de 200 famílias
Carro capota e deixa um ferido na AL 101 Sul, em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
