Coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas desmistifica processo de doação de orgãos
Para se tornar um doador de órgãos, é crucial tomar a decisão e compartilhá-la com a família
Em uma entrevista para o Antena Manhã nesta quarta-feira (13), a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, discutiu sobre mitos e verdades relacionados à doação de órgãos, ressaltando a importância de esclarecer o público sobre o assunto. Com o Brasil sendo o segundo país com o maior número de transplantes no mundo, Daniela enfatizou a necessidade de conscientização sobre o tema.
Daniela explicou que, para se tornar um doador de órgãos, é crucial tomar a decisão e compartilhá-la com a família. Ela também destacou o processo pelo qual um paciente se torna um potencial doador, detalhando os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina para comprovar a morte cerebral.
Além disso, Daniela esclareceu que apenas em casos de morte cerebral é possível realizar a doação de órgãos. Ela mencionou a existência de uma lista de espera nacional, onde os pacientes têm o direito de escolher o local em que desejam participar da lista, mas ressaltou a necessidade de compatibilidade para receber um transplante.
A coordenadora também abordou as possíveis complicações pós-transplante, como a rejeição do órgão, destacando a importância do uso contínuo de imunossupressores e acompanhamento médico regular.
Por fim, Daniela enfatizou a necessidade de conscientização e esclarecimento contínuos sobre a doação de órgãos, destacando a importância de salvar vidas por meio desse ato altruístico.
Últimas notícias
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
