Cidades

Coordenador da Defesa Civil em Maceió fala sobre os riscos em áreas atingidas pela Braskem durante as chuvas

Ações preventivas já foram feitas, e região já se encontra totalmente desabitada

Por Wanessa Santos 05/04/2024 11h11 - Atualizado em 05/04/2024 13h01
Coordenador da Defesa Civil em Maceió fala sobre os riscos em áreas atingidas pela Braskem durante as chuvas
O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, esclarece sobre riscos em áreas atingidas pela extração de sal-gema, durante o período das chuvas - Foto: Divulgação

Após o início das chuvas na capital alagoana, na última quinta-feira (04), acendeu um alerta com relação as regiões afetadas pelo afundamento do solo, devido a extração de sal-gema em área urbana, pela mineradora Braskem. Atualmente, cinco bairros são considerados afetados pelo desastre: Mutange, Bom Parto, Bebedouro, Pinheiro e Farol.

A reportagem do 7Segundos entrou em contato com o coordenador da Defesa Civil em Maceió, Abelardo Nobre, que explicou sobre as ações preventivas realizadas nas áreas de risco. Segundo Abelardo, a região encontra-se totalmente desabitada, com os moradores 100% realocados.

“Com relação a isso (as chuvas contribuírem com o afundamento do solo), não há preocupação. As ações preventivas já foram feitas, não havendo riscos para a população”, explica. Já sobre a estrutura do local, a aceleração do afundamento do solo, que se mantém reduzido desde dezembro de 2023, Abelardo diz que não é possível afirmar com certeza se o volume de chuvas trará algum impacto significativo.

O coordenador da Defesa Civil em Maceió esclarece que esse tipo de afirmação depende de estudos específicos para o diagnóstico, entretanto, ele tranquiliza os maceioenses pela baixa probabilidade de que isso venha a acontecer.

O volume de chuvas em Alagoas deve aumentar nos próximos dias, com a chegada da quadra chuvosa a partir da segunda quinzena de abril e deve encerrar no mês de agosto.