Vigilância Sanitária realiza ação de combate à dengue na parte alta de Maceió
Equipes estiveram nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins com orientações educativas e fiscalizações
Durante o último final de semana, nos dias 13 e 14 de abril, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), realizou ações de combate ao Aedes Aegypti nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins. A iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida para evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya na capital alagoana.
Com orientações e distribuição de panfletos educativos, equipes da Visa visitaram mercados públicos dos dois bairros da parte alta de Maceió e estabelecimentos comerciais, a fim de orientar os comerciantes e a população local sobre os métodos para evitar possíveis criadouros do mosquito.
Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, ressaltou que essas ações podem proporcionar uma maior conscientização à população e que as fiscalizações e orientações são sinônimos de cuidado e responsabilidade com a saúde dos maceioenses, que podem colaborar no combate das arboviroses.
“É indispensável esse trabalho educativo. Dessa forma, podemos convocar e mobilizar a todos a terem responsabilidade com um problema de saúde nacional. É importante conscientizar e orientar para que a luta no combate à dengue tenha êxito, de modo a salvar vidas e a diminuir os possíveis criadouros de mosquitos, que causam dengue, zika e chikungunya”, enfatizou Airton Santos.
Além da ação educativa, foram realizadas fiscalizações referentes ao descarte de materiais que possam armazenar água parada, além do reforço sobre a manipulação de alimentos, a fim de conscientizar comerciantes e a população sobre a necessidade de combater o mosquito da dengue, todos juntos, como uma batalha coletiva de prevenção.
Dados epidemiológicos
De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Arboviroses, em Maceió, foram confirmados 1.232 casos de dengue. No mesmo período de 2023, foram confirmados 574 casos da doença, correspondendo a um aumento de 114,63% em 2024.
Por isso, para diminuir a quantidade de casos, a Secretaria de Saúde de Maceió e outras pastas municipais estão intensificando as ações e estratégias para combater o Aedes aegypti na capital.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
