Saúde

Vigilância Sanitária realiza ação de combate à dengue na parte alta de Maceió

Equipes estiveram nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins com orientações educativas e fiscalizações

Por 7Segundos com Assessoria 15/04/2024 17h05
Vigilância Sanitária realiza ação de combate à dengue na parte alta de Maceió
Mercados públicos também receberam visita de equipes da saúde - Foto: Cortesia

Durante o último final de semana, nos dias 13 e 14 de abril, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), realizou ações de combate ao Aedes Aegypti nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins. A iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida para evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya na capital alagoana.

Com orientações e distribuição de panfletos educativos, equipes da Visa visitaram mercados públicos dos dois bairros da parte alta de Maceió e estabelecimentos comerciais, a fim de orientar os comerciantes e a população local sobre os métodos para evitar possíveis criadouros do mosquito.

Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, ressaltou que essas ações podem proporcionar uma maior conscientização à população e que as fiscalizações e orientações são sinônimos de cuidado e responsabilidade com a saúde dos maceioenses, que podem colaborar no combate das arboviroses.

“É indispensável esse trabalho educativo. Dessa forma, podemos convocar e mobilizar a todos a terem responsabilidade com um problema de saúde nacional. É importante conscientizar e orientar para que a luta no combate à dengue tenha êxito, de modo a salvar vidas e a diminuir os possíveis criadouros de mosquitos, que causam dengue, zika e chikungunya”, enfatizou Airton Santos.

Além da ação educativa, foram realizadas fiscalizações referentes ao descarte de materiais que possam armazenar água parada, além do reforço sobre a manipulação de alimentos, a fim de conscientizar comerciantes e a população sobre a necessidade de combater o mosquito da dengue, todos juntos, como uma batalha coletiva de prevenção.

Dados epidemiológicos


De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Arboviroses, em Maceió, foram confirmados 1.232 casos de dengue. No mesmo período de 2023, foram confirmados 574 casos da doença, correspondendo a um aumento de 114,63% em 2024.

Por isso, para diminuir a quantidade de casos, a Secretaria de Saúde de Maceió e outras pastas municipais estão intensificando as ações e estratégias para combater o Aedes aegypti na capital.