Vigilância Sanitária realiza ação de combate à dengue na parte alta de Maceió
Equipes estiveram nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins com orientações educativas e fiscalizações

Durante o último final de semana, nos dias 13 e 14 de abril, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), realizou ações de combate ao Aedes Aegypti nos bairros Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins. A iniciativa faz parte da estratégia desenvolvida para evitar a proliferação da dengue, zika e chikungunya na capital alagoana.
Com orientações e distribuição de panfletos educativos, equipes da Visa visitaram mercados públicos dos dois bairros da parte alta de Maceió e estabelecimentos comerciais, a fim de orientar os comerciantes e a população local sobre os métodos para evitar possíveis criadouros do mosquito.
Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, ressaltou que essas ações podem proporcionar uma maior conscientização à população e que as fiscalizações e orientações são sinônimos de cuidado e responsabilidade com a saúde dos maceioenses, que podem colaborar no combate das arboviroses.
“É indispensável esse trabalho educativo. Dessa forma, podemos convocar e mobilizar a todos a terem responsabilidade com um problema de saúde nacional. É importante conscientizar e orientar para que a luta no combate à dengue tenha êxito, de modo a salvar vidas e a diminuir os possíveis criadouros de mosquitos, que causam dengue, zika e chikungunya”, enfatizou Airton Santos.
Além da ação educativa, foram realizadas fiscalizações referentes ao descarte de materiais que possam armazenar água parada, além do reforço sobre a manipulação de alimentos, a fim de conscientizar comerciantes e a população sobre a necessidade de combater o mosquito da dengue, todos juntos, como uma batalha coletiva de prevenção.
Dados epidemiológicos
De acordo com o último Boletim Epidemiológico de Arboviroses, em Maceió, foram confirmados 1.232 casos de dengue. No mesmo período de 2023, foram confirmados 574 casos da doença, correspondendo a um aumento de 114,63% em 2024.
Por isso, para diminuir a quantidade de casos, a Secretaria de Saúde de Maceió e outras pastas municipais estão intensificando as ações e estratégias para combater o Aedes aegypti na capital.
Últimas notícias

Prefeita Ceci anuncia pagamento antecipado dos servidores e reajuste para a Educação de Atalaia

Justiça determina suspensão da divulgação de site de acompanhantes pelo CSA

Maternidade de Maragogi é destaque de Alagoas em partos normais

Recém-nascida é socorrida após sofrer engasgo durante banho em Maceió

Tia Júlia autoriza antecipação de salário dos servidores públicos municipais

Alagoano Hermeto Pascoal denuncia bloqueio de aposentadoria pelo INSS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
