Servidores do Ifal realizarão manifestação de greve nesta quarta-feira (17)
Ato tem como principal reividicação o retorno das aposentadorias e pensões do Instituto Federal de Alagoas que foram transferidas para o INSS
Servidores e estudantes do Instituto Federal de AlagoasI (fal) promoverão uma manifestação de greve na próxima quarta-feira (17). Ação terá início as 15h, e deve seguir o trageto da sede do Sindicato dos/as Servidores/as do Ifal (Sintietfal) até o escritório estadual do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), localizado na Praça Dom Pedro II, Centro de Maceió.
O ato faz parte da agenda de mobilização do movimento grevista. Anny Barros, secretária do Sintietfal, falou sobre a necessidade de conversar com a sociedade sobre as demandas reivindicadas pelos servidores da educação durante a greve.
“Definimos em nossa última Assembleia a realização de um grande ato para dialogar com a população sobre a nossa greve e, ao mesmo tempo, ir à sede local do MGI exigir o imediato retorno das aposentadorias e pensões para o Ifal”, declarou Anny.
Desde fevereiro de 2022, as aposentadorias e pensões do Instituto Federal de Alagoas foram transferidas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O retorno delas para o Ifal será o tema principal da manifestação.
“Isso tem causado muito prejuízo para nós. Na verdade, não estamos nem no Ifal, nem no INSS. A gente busca auxílio no Ifal, mas não tem o suficiente. Procuramos o INSS, mas não identificam nosso CPF”, afirmou Angela Baraldi, professora aposentada do Ifal, evidenciando alguns dos problemas enfrentados desde a transferência das aposentadorias e pensões.
As demais reivindicações da greve da Rede Federal de Educação como reestruturação das carreiras dos servidores, recomposição salarial e orçamentária, revogação do Novo Ensino Médio e de medidas contrárias ao serviço público - também serão parte da manifestação.
Trajeto
O início da passeata será na sede do Sintietfal, localizada na R. França Morel, 136. O trajeto seguirá pela R. Barão de Atalaia e pela ladeira da Rua do Sol, chegando até a Praça Dom Pedro II, onde fica o escritório estadual do MGI.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
