Educação

Greve: Ufal decidirá se servidores irão aderir à paralisação nacional

Decisão sobre a participação da greve deve ser feita em assembleia, após votação da categoria

Por Wanessa Santos 15/04/2024 13h01
Greve: Ufal decidirá se servidores irão aderir à paralisação nacional
Docentes ainda não definiram posicionamente diante da paralisação nacional - Foto: Ascom/UFAL

Teve início, nesta segunda-feira (15), a greve nacional dos institutos federais de ensino ligados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os professores aindão não definiram se irão aderir ao movimento ou não.

A decisão sobre a participação da greve deve ser feita em assembleia, após votação da categoria. A incerteza se dá pela ausência dessa votação que, embora tenha havido uma reunião no dia 21 de março, não foi possível ser realizada devido ao número insuficiente de pessoas na ocasião.

O movimento grevista, que reivindica um reajuste salarial de 22%, já conta com a adesão de 67 universidades federais de todo o país. Em Alagoas, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), deverá realizar uma nova assembleia entre os dias 22 e 26 de abril, para decidir sobre a adesão à greve. As reuniões foram definidas para ocorrer após o período de férias da UFAL, entre os dias 6 e 21 de abril, com o intuito de garantir uma maior participação dos professores durante a primeira semana do retorno às atividades acadêmicas.