Vigilância Sanitária apreende 350 kg de produtos estragados na parte alta de Maceió
Estabelecimentos poderão pagar multa pela infração e pelo risco à saúde do consumidor
Na manhã desta terça-feira (16), em uma ação de fiscalização no bairro Chã da Jaqueira, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), apreendeu 350 kg de alimentos impróprios para o consumo em estabelecimentos comerciais da região.
Durante a inspeção, foram identificados carnes bovinas e laticínios com prazos de validade vencidos e em condições de risco à saúde do consumidor. De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa de Maceió, produtos como iogurtes, chantilly, margarinas e alguns tipos de carne estavam expostos para a comercialização com vencimentos expirados. Algumas carnes estavam estragadas.
Ainda de acordo com o órgão, a comercialização irregular de produtos estragados e vencidos pode ocasionar um grave risco à saúde da população. Com isso, os estabelecimentos que atuam dessa forma inapropriada devem ser autuados e os alimentos recolhidos de modo a proteger à saúde pública e também penalizar a quem vende de forma indevida.
“Nos estabelecimentos fiscalizados nesta manhã, na Chã da Jaqueira, apreendemos 350 kg de produtos estragados, que serão descartados no aterro sanitário de Maceió. Nosso intuito é assegurar a saúde do consumidor e conscientizar representantes comerciais sobre os padrões sanitários a serem seguidos, e que deve haver responsabilidade com a saúde de quem vai consumir os produtos”, afirmou Airton.
Os estabelecimentos receberam um reforço sobre os padrões sanitários exigidos (como o cuidado na manipulação, armazenamento, refrigeração, higiene e validade dos produtos) e foram autuados. Os representantes deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil pela infração.
Denúncia
Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
