Viral

Livro 'mais misterioso do mundo' pode ser um manual de sexo medieval

O manuscrito Voynich foi redescoberto por um comerciante de livros raros em 1912. Acredita-se que o livro remonte ao início do século 15

Por O Globo 18/04/2024 09h09
Livro 'mais misterioso do mundo' pode ser um manual de sexo medieval
Manuscrito medieval - Foto: Yale University Library

Um misterioso manuscrito medieval, cheio de desenhos diferentes, pode ser um manual de sexo muito antigo, segundo cientistas. Do tamanho de um livro de capa dura moderno, mas duas vezes mais grosso, o manuscrito é escrito em uma língua ainda não decifrada, mas dois dois historiadores da Universidade de Macquarie, em Sydney, Austrália, apostam que o sexo é a resposta para esse enigma.

O manuscrito Voynich foi redescoberto por um comerciante de livros raros em 1912. Acredita-se que o livro remonte ao início do século 15, sendo seu primeiro dono conhecido o Sacro Imperador Romano Rudolf II, que viveu de 1552 a 1612.

"Uma seção contém ilustrações de mulheres nuas segurando objetos adjacentes ou orientados para suas genitálias. Estas não pertenceriam a um manuscrito exclusivamente herbal ou astronômico. Para dar sentido a essas imagens, investigamos a cultura da ginecologia e sexologia do final da Idade Média, que os médicos da época frequentemente se referiam como 'segredos das mulheres'", disse o coautor do estudo, Dr. Keagan Brewer, ao The Conversation.

Ilustrações de mulheres peladas — Foto: Yale University Library

Na época, o sexo era considerado um tabu e, por isso, acredita-se que foi necessário usar uma linguagem codificada secreta para discutir "segredos das mulheres".

Segundo os pesquisadores, a maior e mais elaborada ilustração do livro, os Rosettes, representam uma compreensão da Idade Média tardia sobre sexo e concepção.

"Acreditamos que os nove grandes círculos dos Rosettes representam essas, com o círculo central representando a abertura externa e o círculo superior esquerdo representando a abertura interna. Os oito círculos externos têm bordas lisas, já que representam anatomia interna, enquanto o círculo central tem uma borda moldada, já que representa anatomia externa”, disse o autor.