Geral

Estivadores realizam protesto em frente ao Porto de Maceió

Categoria decidiu promover os protestos após a instalação de uma comissão de juristas na Câmara dos Deputados que deverá revisar a Lei dos Portos

Por Wanessa Santos 18/04/2024 12h12 - Atualizado em 18/04/2024 12h12
Estivadores realizam protesto em frente ao Porto de Maceió
Mobilização é nacional, e foi organizada para durar seis horas. - Foto: Cortesia para o 7Segundos


Representantes dos trabalhadores portuários de Maceió estão realizando um protesto em frente ao Porto, localizado no bairro Jaraguá, nesta quinta-feira (18). A mobilização, que teve início por volta das 9h, bloqueou parcialmente a via no sentido Pajuçara, mas já foi liberada.

Os estivadores, que são trabalhadores que realizam a carga e descarga das mercadorias nos portos, estão reivindicando contra a mudança da Lei 12.815, e também, em defesa da exclusividade na contratação dos trabalhadores que operam nos portos. A mobilização é nacional, e foi organizada para durar cerca de seis horas.

A categoria decidiu promover os protestos após a instalação de uma comissão de juristas na Câmara dos Deputados que deverá revisar a Lei dos Portos e acabar com o critério da exclusividade. Para os sindicalistas, a medida é considerada uma ameaça aos direitos conquistados pelos operários do porto, uma porta aberta para a terceirização do trabalho portuário, arrocho dos salários e precarização.

O Gerenciamento de Crise da Polícia Militar e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) foram no local e acompanham o protesto, que ocorre de maneira pacífica.

Até o final dessa reportagem as vias já haviam sido liberadas, permanecendo bloqueadas apenas as entradas e saídas do Porto de Maceió.