Política

Cibele Moura denuncia à ALE e ao MP que estudantes estão fora das salas de aula e com insegurança alimentar na Barra de Santo Antônio

“Apelo ao MP de Alagoas que aja o mais rápido possível.

Por 7Segundos com Assessoria 18/04/2024 16h04 - Atualizado em 18/04/2024 16h04
Cibele Moura denuncia à ALE e ao MP que estudantes estão fora das salas de aula e com insegurança alimentar na Barra de Santo Antônio
Cibele Moura denuncia à ALE e ao MP que estudantes estão fora das salas de aula e com segurança alimentar comprometida na Barra de Santo Antônio - Foto: Assessoria

A deputada estadual Cibele Moura denunciou o descaso com a educação pública na Barra de Santo Antônio, município localizado no litoral norte de Alagoas. Na sessão de quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, a parlamentar relatou que os estudantes da Escola Municipal 7 de Setembro estão tendo apenas aulas online e com a segurança alimentar comprometida, devido à ausência das aulas presenciais.

Cibele protocolou um requerimento com pedido de informações e providências urgentes ao Ministério Público de Alagoas acerca das denúncias, e pediu o apoio dos colegas parlamentares para reforçar o apelo e para que o requerimento seja aprovado na Casa.

“Apelo ao MP de Alagoas que aja o mais rápido possível. Os jovens estão fora das salas de aula e vários estão com a segurança alimentar comprometida. Peço aos meus colegas deputados que votem o requerimento destinado ao MP, para que isso não fique impune”, destacou.

“Estamos em abril e várias escolas já estão funcionando há muitos meses nas cidades alagoanas, mas na Barra de Santo Antônio tudo é diferente. E na atual gestão é tudo diferente para o lado negativo. Hoje, 17 de abril, vários jovens estão estudando online na Escola 7 de Setembro, isso os que tiveram a sorte de estarem na turma com acesso a aula online”, prosseguiu Cibele.

Segundo ela, a prefeitura alegou a necessidade de reforma na unidade escolar para suspender as aulas. 

Alertando que os índices educacionais não param de cair, ano após ano, na Barra de Santo Antônio, a deputada questionou também sobre o destino de R$ 17 milhões injetados nas contas da prefeitura que deveriam ser utilizados na educação. “Os recursos não são gastos na educação, em três anos não foram reformadas escolas e agora, em ano eleitoral, as crianças estão estudando online porque a prefeita disse que a escola precisa de reforma. Até concordo que precisa sim, mas se passaram três anos sem que isso fosse feito”, destacou.

A deputada estadual criticou ainda o fato de a prefeitura investir em shows e festas na cidade, em detrimento de investimentos em setores essenciais, como educação e saúde.

Denúncia nas redes


A ex-prefeita da Barra de Santo Antônio, Manu Moura, já havia denunciado o caso em suas redes sociais, na terça (16): “Novamente as mães e pais de alunos da Escola 7 de Setembro, na Ilha da Crôa, denunciam a falta de aula… Muitos alunos não têm internet em casa ou até mesmo um celular ou computador para acompanhar o ensino online. Como é que fica a situação desses alunos? E durante todos esses dias, os alunos seguem sem receber merenda, aumentando ainda mais a despesa dentro de suas casas”.

A ex-gestora lembrou também que, em sua gestão, foram entregues kits merendas para os alunos durante a pandemia da Covid-19 e finalizou cobrando explicações da prefeita Lívia Carla.