JHC prestigia missa de início do governo do novo arcebispo de Maceió
Prefeito saudou dom Beto e agradeceu a dom Antônio Muniz, que deixa comando da Arquidiocese
O prefeito JHC participou na manhã deste sábado (20), na Catedral Metropolitana de Maceió, da missa em ação de graças pelo início do governo pastoral do novo arcebispo da capital, dom Carlos Alberto Breis Pereira, o dom Beto. Em sua fala, JHC parabenizou dom Beto e agradeceu também a dom Antônio Muniz Fernandes, que deixa o comando da Arquidiocese.
“Gostaria nesse momento especial de agradecer ao Dom Beto, por todo esse início de trabalho em nossa cidade, de maneira muito bonita e prática, enfrentando os desafios que temos por aqui. Que Deus ilumine seu caminho e que sua liderança seja abençoada para guiar nossa comunidade. Estamos todos unidos em oração neste momento especial. Parabéns, dom Beto, e que seu trabalho seja inspirado pela fé e pelo amor ao próximo”, disse JHC.
O prefeito também fez questão de expressar sua gratidão ao antecessor de dom Beto, ressaltando a importância da contribuição do dom Antônio Muniz não apenas para o Estado, mas também para sua própria jornada como cidadão e político. "Gostaria de agradecer, não só o que o senhor fez pelo nosso Estado, mas também por mim, enquanto cidadão, enquanto político, para ter cada vez mais forte, por exemplo, essa empatia, e ajudar os mais pobres e a quem mais precisa", afirmou JHC.
Em seu discurso, o arcebispo dom Beto enfatizou a importância da missão pastoral, afirmando que esta não é apenas responsabilidade dos líderes religiosos, mas de todos os batizados. Ele destacou a colaboração e o trabalho conjunto como fundamentais para o testemunho da fé.
"A tarefa pastoral de condução, de cuidado, na verdade é confiada em cada batizado. A missão pastoral é de todos os batizados. Chego com a clara consciência de que o rebanho não é nosso. É do mestre, é do Senhor, é dele, o nosso amado", declarou dom Beto.
O arcebispo assumiu a liderança da Arquidiocese após a renúncia de dom Antônio Muniz Fernandes, ocorrida em 3 de abril. Natural de São Francisco do Sul (SC), dom Beto tinha sido nomeado arcebispo coadjutor de Maceió em janeiro de 2024, e desde então vinha auxiliando dom Antônio Muniz em suas funções.
Com uma trajetória eclesiástica marcante, dom Beto foi bispo em Juazeiro (BA) antes de assumir seu posto na arquidiocese de Maceió. Ordenado sacerdote em 1994, ele também desempenhou papéis importantes na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), incluindo a presidência do Regional Nordeste 3 em 2023.