IML de Maceió identifica corpo encontrado na Lagoa Mundaú
Identificação célere do cadáver através da arcada dentaria permitiu a liberação do corpo para sepultamento
O Instituto Médico Legal Estácio de Lima, confirmou na manhã desta terça-feira (30), que corpo encontrado na lagoa Mundaú é do adolescente Lucas Costa dos Santos, de 15 anos. A identificação foi realizada através do exame odontolegal que compara a arcada dentária com prontuários odontológicos da vítima.
A perita odontolegista Cláudia Ferreira, responsável pela identificação oficial, explicou que como havia a suspeita do corpo em estado de decomposição ser do adolescente desaparecido foi solicitado a família documentos para realização do exame odontolegal. O exame foi concluído ontem após apresentação do prontuário odontológico da vítima.
“Durante o exame odontolegal no cadáver identifiqueis várias evidências no corpo compatíveis com a documentação odontológica apresentada pela família da vítima. Todos esses achados periciais permitiram concluir que se trata da mesma pessoa, permitindo a identificação do adolescente”, explicou a odontolegista Cláudia Ferreira.
O exame de arcada dentária é uma das técnicas utilizadas no protocolo adotado pelo Departamento de Identificação Humana do IML de Maceió para a identificação de corpos que dão entrada na unidade sem documentos. A celeridade no resultado do exame tem amenizado e diminuído o sofrimento da família na espera de uma resposta, permitindo a liberação do corpo para sepultamento.
Desaparecimento
De acordo com a Polícia Científica, a ocorrência do desaparecimento do adolescente foi registrada no dia 26 de abril. Na ocasião ela informou que o sobrinho morava no Jacintinho, mas teria saído com um amigo em um veículo por aplicativo para visitar uma namorada que tinha acabado de se mudar para o bairro do Vergel do Lago.
Ao chegar no endereço e desembarcar do carro, a namorada dele saiu da casada acompanhada de cinco homens armados com pistolas que renderam os menores. Após verificar a rede social dos dois adolescentes, liberaram o amigo de Lucas, mas ele foi mantido refém e levado para local ignorado.
O corpo de Lucas foi encontrado por pescadores, apenas de bermuda, boiando há 50 metros da margem da lagoa no bairro do Vergel do Lago na manhã do último domingo. O cadáver foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e segundo a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística, ele estava com as pernas amarradas e apresentava ferimentos no tórax e cabeça.