Saúde

Novas unidades Gigantinhos beneficiam 2.300 crianças e famílias

Mães, pais, responsáveis e alunos já estão conhecendo novas creches

Por 7Segundos com Assessoria 04/05/2024 14h02
Novas unidades Gigantinhos beneficiam 2.300 crianças e famílias
Creches vão atender mais de duas mil crianças. - Foto: Yago Cândido/ Ascom Semed

A abertura de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEIs-RP) do programa Gigantinhos, idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a partir da próxima segunda-feira (6), beneficiará milhares de crianças e suas respectivas famílias, na capital alagoana.

Os novos Gigantinhos vão funcionar nos bairros Antares, com capacidade para 1.350 crianças; Tabuleiro do Martins, atendendo 450 e no CMEI-RP Felipe Tiago Gomes, no Poço, com 500 vagas, cujo funcionamento está previsto para iniciar no dia 15 de maio. No total, cerca de 2.300 crianças serão beneficiadas.

As creches, somam-se as três já inauguradas em abril, no Santos Dumont, Chã da Jaqueira e Ponta da Terra, totalizando seis novas unidades de ensino da Educação Infantil, em tempo integral, beneficiando cerca de cinco mil crianças nessa primeira etapa.

Até o final do ano, outros 10 CMEIs-RP devem ser inaugurados, totalizando 10 mil novas vagas em creches abertas pela Prefeitura de Maceió, somente em 2024.

Desde a segunda-feira (29), as equipes dos Gigantinhos dos bairros Antares e Tabuleiro do Martins vêm recebendo mães, pais, responsáveis e crianças matriculadas que foram conhecer os locais e esclarecer dúvidas.

Neste período, aqueles que não conseguiram matricular seus filhos podem se cadastrar diretamente nas unidades de ensino, para ingresso na lista de espera, caso não haja vagas remanescentes, ou para a realização das matrículas.

Entre as atividades desenvolvidas, estão a entrega de kits escolares com fardamento completo e a apresentação do ambiente interno e externo, com salas climatizadas, ⁠berçários equipados para receber as crianças, brinquedos e parquinho.

”O que a comunidade precisava”

Lis Tenório, diretora do CMEI Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, no Antares, conta que, nesse período de integração com a comunidade escolar, professores e auxiliares também participam de treinamentos realizados pela equipe da Semed, para garantir a qualidade do funcionamento das creches.

“A gente vê o comprometimento das pessoas que estão trabalhando aqui, do prefeito JHC e da secretária Jó Pereira também, de entregar o que a comunidade do Antares e adjacência realmente precisava, que era uma creche como essa. E não só a qualidade da estrutura, mas também a qualidade da educação que será oferecida às crianças. Elas vão ter a oportunidade de crescer com tudo do bom e do melhor”, enfatiza Lis.

Durante os dias de integração, as famílias e a equipe da creche se conheceram e aprenderam juntas, colaborando para o melhor funcionamento da unidade de ensino.

A auxiliar de sala, Poliana Louise, revela que este período é de grande expectativa para os pais e responsáveis, assim como para as crianças, que demonstraram curiosidade em conhecer o ambiente.

"A Educação Infantil é muito importante para a criança, pois ela está aprendendo a socializar desde já. Acredito que contribui muito para que as crianças tenham um desenvolvimento melhor, uma boa psicomotricidade e que ajuda quando elas forem para a escola nos anos posteriores”, pontuou Poliana.

Com um investimento de mais de R$ 8.5 milhões, o CMEI-RP Professora Anne Cleide Pimentel Bezerra, administrado pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), tem capacidade para atender 1.350 crianças, sendo 270 delas de berçário. São 55 salas e 187 funcionários trabalhando no local.

Profissionais participam de período de integração. Fotos: Yago Cândido/ Ascom Semed

”Trabalho maravilhoso”


No CMEI Professora Simone Ferreira Simão, no Tabuleiro do Martins, a atividade de integração conta com o envolvimento de toda a família e da equipe técnica e pedagógica, para explicar como será o método utilizado e a importância do acolhimento da criança no ambiente escolar e a apresentação dos espaços da unidade de ensino.

Com uma estrutura completa, a creche encanta os futuros alunos e suas famílias, que estão impactados positivamente pela iniciativa. O coordenador pedagógico da creche no Tabuleiro, Anderson de Brito, relata que tanto a equipe como a população estão muito animados e ansiosos para a inauguração.

“A gente está contando os segundos para começar logo. Uma escola desse porte, que atenderá uma grande demanda da cidade, é um marco na educação em Maceió. Impacta não somente na vida da criança, mas também na família. Assim, a gente pode melhorar a vida do aluno e também da comunidade, principalmente das mães. E é muito bom poder participar dessa história”, comemora Anderson.

Cícera Martiliano, avó de dois “gigantinhos” matriculados na creche do Tabuleiro, participou na última quinta-feira (2) da integração. Ela afirma estar muito surpresa e feliz com a nova creche. Além da estrutura, diz que a equipe é atenciosa e tanto ela quanto os netos estão animados para o início das aulas.

“Esse trabalho está maravilhoso. É muito importante e gratificante. Vai ajudar muito, tanto para as crianças como para as mães que precisam trabalhar, que agora possuem um local confortável e seguro para deixar seus filhos”, completa.

Os profissionais envolvidos também estão empolgados para o início das atividades. A professora Eveline Medeiros, da creche do Tabuleiro, ressalta que o programa Gigantinhos é um desafio e uma oportunidade única. “Sinto-me muito realizada em fazer parte da equipe dos Gigantinhos. Eu quero acrescentar e somar na equipe, que é composta por profissionais capacitados e acolhedores”, pontua.

Também administrado pelo Igeve, o CMEI Professora Simone Ferreira Simão tem um investimento de R$ 4.762.113,74 e conta com 17 salas e 63 funcionários, que vão atender 450 crianças, sendo 90 delas de berçário. O local também possui refeitório, cozinha, com chuveiro, lactário, lavanderia e parte externa com área verde e playground.

Equipe recepciona comunidade escolar. Fotos: Yago Cândido/ Ascom Semed

Já o CMEI-RP do Poço é uma parceria com a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e atenderá 500 crianças, sendo 90 de berçário, em 20 salas climatizadas, com uma equipe de 72 funcionários. O local possui refeitório, cozinha, lactário, lavanderia e parte externa com área verde e playground.