Semed realiza 1ª chamada pública para agricultores familiares
Estiveram presentes 27 cooperativas da capital e do interior do estado

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realizou, na última terça-feira (07), a 1ª sessão pública referente à aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, atendendo ao edital publicado no Diário Oficial do Município, no dia 15 de abril.
O objetivo é cumprir a determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fomentar a economia local dos pequenos agricultores, além de garantir uma alimentação saudável a todos os estudantes das 150 escolas da rede pública municipal de ensino.
A ação contou com a participação de 27 cooperativas de agricultores da capital e do interior, visando atender as propostas específicas referentes aos gêneros alimentícios da agricultura familiar.
Na oportunidade, todas as cooperativas entregaram envelopes com suas respectivas propostas. Este ano, o valor investido será de R$ 3.900.000,00.
O representante da Coopavam de Santana do Mundaú, Joselito Filho, falou da emoção em pode participar, mais uma vez, da chamada pública e poder proporcionar aos alunos da rede municipal de educação uma alimentação saudável e nutritiva, bem como conseguir ainda gerar uma renda.
“É um prazer imenso estar aqui, em mais um ano, e proporcionar aos alunos uma alimentação saudável. Por outro lado, os agricultores por meio das cooperativas também saem ganhando em poder gerar uma renda. Então, é o elo perfeito. De um lado, a gente vende bem. E do outro, temos a certeza de que os alunos das escolas públicas estão se alimentando bem e com alimentos saudáveis e de qualidade”, afirmou Joselito.
A coordenação da Alimentação e Nutrição escolar comemorou o aumento no número de participação de cooperativas em relação à última chamada pública, de 17 para 27 atualmente.
A responsável pela organização da chamada pública, Maria Rita, ressaltou a importância da participação dos agricultores familiares.
“Estamos muito felizes em ver 27 cooperativas, agricultores e instituições participando da nossa chamada pública. Hoje, conseguimos ver a credibilidade que os agricultores depositam em Maceió, e isso é devido ao fato de atendermos à legislação ao pé da letra, como também conseguir atender a expectativa deles, homens do campo que antes produziam e não tinham onde vender”, destacou Rita.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição escolar da Semed, Ana Denise, pontuou que Maceió vem atendendo os 30% estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar , referente ao repasse do Governo Federal e que tem sido muito gratificante contribuir para a alimentação saudável dos alunos, bem como para a sustentabilidade local.
“É muito gratificante saber que estamos cumprindo os 30% estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, referentes ao repasse do Governo Federal para a agricultura familiar. Por outro lado, é muito satisfatório sabermos que todo o trabalho em equipe tem contribuído para colocar no prato dos nossos alunos alimentos saudáveis e ao mesmo tempo estamos contribuindo para a geração de renda local”, finalizou Ana Denise.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
