Audiência proposta por Gabi Gonçalves discute maternidade e economia do cuidado
A sessão pública trouxe luz a uma questão negligenciada há muito tempo: o trabalho não remunerado realizado dentro do lar
Aconteceu, nesta segunda-feira (13), a Audiência Pública em menção ao Mês das Mães e do Trabalhador, convocada pela Deputada Gabi Gonçalves (PP) com o tema: "A invisibilidade do trabalho no lar", para levantar o debate sobre a importância do trabalho invisível feminino que sustenta a sociedade.
“O trabalho no lar é o alicerce sobre o qual nossa comunidade é construída. É através de cada uma que outros conseguem estudar, trabalhar e viver. Sacrificar toda a sua vida sem esperar nada em troca coloca todas nós, mulheres, nos níveis mais altos de estresse, ansiedade e depressão segundo diversos estudos. Porque responsabilidade demais adoece, e apesar da imagem de super-heroína, uma mãe ainda é um ser humano. Alguém com sonhos e ambições, e nenhum sacrifício pode apagar a sua vida.", destacou a deputada Gabi Gonçalves.
Ainda na oportunidade, as presentes debateram o trabalho que vai além das tarefas rotineiras, que envolve cuidar da casa, da família, da alimentação, da limpeza, o zelo com crianças, idosos, pessoas doentes ou com necessidades especiais, como se fosse responsabilidade inerente da mulher.
“Eu sou uma mãe atípica e mãe solo, e o peso da responsabilidade desse cuidado integral é muito difícil. Encontrar empregos que sejam flexíveis com os horários para gente que tem o cuidado do lar e dos filhos quase como profissão. Por mais amor que eu tenha aos meus filhos, essa ainda é uma realidade que precisa ser transformada”, disse a Luana Rodrigues, representando o Grupo de Famílias Atípicas Empreendedoras.
Um trabalho que sustenta a estrutura básica da sociedade, permitindo que outros membros da família possam sair para trabalhar ou estudar, de forma que sem isso, não seria possível a existência de qualquer atividade remunerada. Mas a desvalorização do trabalho doméstico reflete não apenas uma questão de gênero, mas também uma falha na forma como a sociedade reconhece e valoriza diferentes formas de trabalho.
Estiveram presentes durante a audiência pública presidida pela Deputada Gabi Gonçalves, a Deputada Estadual Carla Dantas, Vanessa Lins, fundadora do Grupo Mamãe Empreende, Luana Rodrigues, representando o Grupo de Famílias Atípicas Empreendedoras, Bruna Diniz, representando a campanha Onda Maio Furta Cor, a representante civil de Santa Luzia do Norte, Tia Vera, dentre outros representantes de diversos seguimentos.
A atuação em prol das mulheres é um das maiores bandeiras de atuação da Parlamentar, que conta com diversas leis e iniciativas para construir um estado mais inclusivo e garantindo direitos às alagoanas.