Audiência proposta por Gabi Gonçalves discute maternidade e economia do cuidado
A sessão pública trouxe luz a uma questão negligenciada há muito tempo: o trabalho não remunerado realizado dentro do lar
Aconteceu, nesta segunda-feira (13), a Audiência Pública em menção ao Mês das Mães e do Trabalhador, convocada pela Deputada Gabi Gonçalves (PP) com o tema: "A invisibilidade do trabalho no lar", para levantar o debate sobre a importância do trabalho invisível feminino que sustenta a sociedade.

“O trabalho no lar é o alicerce sobre o qual nossa comunidade é construída. É através de cada uma que outros conseguem estudar, trabalhar e viver. Sacrificar toda a sua vida sem esperar nada em troca coloca todas nós, mulheres, nos níveis mais altos de estresse, ansiedade e depressão segundo diversos estudos. Porque responsabilidade demais adoece, e apesar da imagem de super-heroína, uma mãe ainda é um ser humano. Alguém com sonhos e ambições, e nenhum sacrifício pode apagar a sua vida.", destacou a deputada Gabi Gonçalves.
Ainda na oportunidade, as presentes debateram o trabalho que vai além das tarefas rotineiras, que envolve cuidar da casa, da família, da alimentação, da limpeza, o zelo com crianças, idosos, pessoas doentes ou com necessidades especiais, como se fosse responsabilidade inerente da mulher.
“Eu sou uma mãe atípica e mãe solo, e o peso da responsabilidade desse cuidado integral é muito difícil. Encontrar empregos que sejam flexíveis com os horários para gente que tem o cuidado do lar e dos filhos quase como profissão. Por mais amor que eu tenha aos meus filhos, essa ainda é uma realidade que precisa ser transformada”, disse a Luana Rodrigues, representando o Grupo de Famílias Atípicas Empreendedoras.
Um trabalho que sustenta a estrutura básica da sociedade, permitindo que outros membros da família possam sair para trabalhar ou estudar, de forma que sem isso, não seria possível a existência de qualquer atividade remunerada. Mas a desvalorização do trabalho doméstico reflete não apenas uma questão de gênero, mas também uma falha na forma como a sociedade reconhece e valoriza diferentes formas de trabalho.
Estiveram presentes durante a audiência pública presidida pela Deputada Gabi Gonçalves, a Deputada Estadual Carla Dantas, Vanessa Lins, fundadora do Grupo Mamãe Empreende, Luana Rodrigues, representando o Grupo de Famílias Atípicas Empreendedoras, Bruna Diniz, representando a campanha Onda Maio Furta Cor, a representante civil de Santa Luzia do Norte, Tia Vera, dentre outros representantes de diversos seguimentos.
A atuação em prol das mulheres é um das maiores bandeiras de atuação da Parlamentar, que conta com diversas leis e iniciativas para construir um estado mais inclusivo e garantindo direitos às alagoanas.
Veja também
Últimas notícias
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Ação do prefeito Ronaldo Lopes reduz pela metade taxas anuais para taxistas e mototaxistas de Penedo
Charles Pacheco participa de Marcha Municipalista em busca de avanços para São Sebastião
Conselho Tutelar reage após ser acusado de omissão por youtuber de 16 anos
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Ifal do Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
