União dos Palmares aguarda liberação de quase R$ 100 milhões em precatórios do Fundef
Recurso destina 60% aos profissionais do magistério que aguardam pagamento há anos
O juiz da 2ª Vara Federal André Monteiro, assinou, na última sexta-feira (10), o documento tão aguardado pela prefeitura de União dos Palmares. Trata-se da transferência dos precatórios do Fundef que alcançam quase R$ 100 milhões, dos quais 60% são destinados aos profissionais do magistério que trabalharam durante o período em que os recursos não foram repassados.
A equipe do 7Segundos teve conhecimento da assinatura, nesta terça-feira (14), e contatou o Procurador Geral do Município, Allan Belarmino, que, mesmo em viagem, esclareceu a situação por telefone. Segundo o Belarmino, embora o juiz tenha assinado a transferência para a 7ª Vara de Justiça, o montante ainda não foi disponibilizado.
Belarmino explicou que foi assinado a transferência do dinheiro para a 7ª Vara para que o juiz pudesse analisar todo o processo antes de encaminhá-lo para os cofres municipais de União dos Palmares. Ele ressaltou que não há uma data prevista para o recebimento do montante milionário.
O trâmite mais demorado era justamente a assinatura do juiz da 2ª Vara, o que agora foi superado, indicando que a liberação dos recursos está em curso.
Precatórios do Fundef
Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, após condenação definitiva, o pagamento de valores devidos após condenações judiciais.
Neste caso, os precatórios do Fundef referem-se a verbas destinadas à Educação, ligadas ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, substituído em 2007 pelo Fundeb.
Esses valores são decorrentes de ações judiciais movidas por municípios, requerendo diferenças de repasses de recursos do Fundef, oriundas de erros de cálculo da União.
Veja também
Últimas notícias
Governador e prefeita de Porto Calvo inauguram pista de acesso ao Caxangá
Policial monitorou esposa com rastreador antes de matar enfermeiro em Arapiraca
O cabo de guerra entre Lira e Bulhões sobre a presidência de Hugo Motta na Câmara dos Deputados
Manchester City é campeão da 1ª Copa Deputado Demuriez Leão na zona rural de Arapiraca
Festival Primaverão 2025 tem início nesta segunda (15) em Traipu; Confira a programação
Semed Penedo divulga resultado preliminar da etapa de Gestão do PSS 2026 para gestores das escolas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
