Governo de Alagoas e pecuaristas comemoram sucesso na vacinação contra a aftosa
Governador esteve acompanhado da secretária Aline Rodrigues e alinhou próximas ações para manter o Estado como zona livre da doença

O governador Paulo Dantas, acompanhado dos secretários Aline Rodrigues (Agricultura) e Vitor Pereira (Governo), esteve reunido com pecuaristas para celebrar o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O estado alcançou a impressionante marca de mais de 90% do rebanho vacinado, reafirmando seu compromisso com a sanidade animal, que fez com que o estado alcançasse o status de Zona Livre da Aftosa.

Durante o encontro, também foram tratados os próximos passos no cumprimento das exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da portaria nº 678, de 30 de abril de 2024. A Portaria que reconhece o novo status sanitário de Alagoas estabeleceu também diretrizes para os pecuaristas, incluindo a proibição do uso e comercialização de vacinas contra febre aftosa e restrições ao ingresso de animais vacinados nas áreas reconhecidas.
O governador Paulo Dantas, em sua fala, reforçou a importância do trabalho conjunto: "Esse resultado só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos. Nossa prioridade é garantir a sanidade do nosso rebanho e, consequentemente, a segurança alimentar da nossa população, além de proporcionar as melhores condições para a venda para outros estados e países. Continuaremos trabalhando firmemente para que Alagoas seja referência nacional em saúde animal e produção agropecuária", destacou.
O governador foi elogiado pelos produtores alagoanos, que reconhecem o esforço que o Governo do Estado teve na atuação junto ao Governo Federal, principalmente no pedido de antecipação da campanha de vacinação. Num espaço democrático e de diálogo aberto com o setor, o governador também escutou as demandas dos criadores.
A secretária Aline Rodrigues pontuou que o rebanho de bovinos e bubalinos alagoano é estimado em cerca de 1,3 milhão e que Alagoas conseguiu comprovar a aquisição dos imunizantes em tempo recorde, alcançando quase 100% do rebanho do estado antes mesmo do prazo final da vacinação. Acrescentou também que o estado conseguiu atingir 94,7% de declarações de vacinação contra a febre aftosa, ultrapassando a meta estabelecida pelo MAPA, que era de 90%.
"Precisamos agradecer o esforço e união de todos os técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária da Alagoas (Adeal) e da Seagri, de todo o secretariado, dos produtores rurais, dos prefeitos e deputados. Mas, sobretudo, ao pioneirismo do governador Paulo Dantas em solicitar a antecipação da campanha, para que Alagoas não tivesse suas fronteiras bloqueadas. Somos referência na genética de gado leiteiro e de corte. O setor pecuário é importante para o desenvolvimento econômico do estado e, agora com o novo status sanitário, vamos fortalecer ainda mais as cadeias produtivas do agro", concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Mãe acusada de negligência tem quatro filhos retirados de seu convívio em Teotônio Vilela

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

Jornalista alagoano e ativista PCD, Gustavo Amorim, morre aos 35 anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
