Governo de Alagoas e pecuaristas comemoram sucesso na vacinação contra a aftosa
Governador esteve acompanhado da secretária Aline Rodrigues e alinhou próximas ações para manter o Estado como zona livre da doença
O governador Paulo Dantas, acompanhado dos secretários Aline Rodrigues (Agricultura) e Vitor Pereira (Governo), esteve reunido com pecuaristas para celebrar o sucesso da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O estado alcançou a impressionante marca de mais de 90% do rebanho vacinado, reafirmando seu compromisso com a sanidade animal, que fez com que o estado alcançasse o status de Zona Livre da Aftosa.

Durante o encontro, também foram tratados os próximos passos no cumprimento das exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da portaria nº 678, de 30 de abril de 2024. A Portaria que reconhece o novo status sanitário de Alagoas estabeleceu também diretrizes para os pecuaristas, incluindo a proibição do uso e comercialização de vacinas contra febre aftosa e restrições ao ingresso de animais vacinados nas áreas reconhecidas.
O governador Paulo Dantas, em sua fala, reforçou a importância do trabalho conjunto: "Esse resultado só foi possível graças ao empenho e dedicação de todos os envolvidos. Nossa prioridade é garantir a sanidade do nosso rebanho e, consequentemente, a segurança alimentar da nossa população, além de proporcionar as melhores condições para a venda para outros estados e países. Continuaremos trabalhando firmemente para que Alagoas seja referência nacional em saúde animal e produção agropecuária", destacou.
O governador foi elogiado pelos produtores alagoanos, que reconhecem o esforço que o Governo do Estado teve na atuação junto ao Governo Federal, principalmente no pedido de antecipação da campanha de vacinação. Num espaço democrático e de diálogo aberto com o setor, o governador também escutou as demandas dos criadores.
A secretária Aline Rodrigues pontuou que o rebanho de bovinos e bubalinos alagoano é estimado em cerca de 1,3 milhão e que Alagoas conseguiu comprovar a aquisição dos imunizantes em tempo recorde, alcançando quase 100% do rebanho do estado antes mesmo do prazo final da vacinação. Acrescentou também que o estado conseguiu atingir 94,7% de declarações de vacinação contra a febre aftosa, ultrapassando a meta estabelecida pelo MAPA, que era de 90%.
"Precisamos agradecer o esforço e união de todos os técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária da Alagoas (Adeal) e da Seagri, de todo o secretariado, dos produtores rurais, dos prefeitos e deputados. Mas, sobretudo, ao pioneirismo do governador Paulo Dantas em solicitar a antecipação da campanha, para que Alagoas não tivesse suas fronteiras bloqueadas. Somos referência na genética de gado leiteiro e de corte. O setor pecuário é importante para o desenvolvimento econômico do estado e, agora com o novo status sanitário, vamos fortalecer ainda mais as cadeias produtivas do agro", concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
