[Vídeo] Parede de residência racha após suposto tremor de terra no bairro do Bebedouro
Moradora filmou a situação da residência após o estrondo e atribui culpa à Braskem
Uma moradora da Rua Marquês de Abrantes, localizada no bairro do Bebedouro, em Maceió, relatou um grande susto neste sábado (8). A parede do imóvel onde ela reside com as filhas rachou após um suposto tremor de terra e uma explosão.
De acordo com o relato, houve um grande estrondo na região e, em seguida, a rachadura teria aparecido. Ainda segundo a moradora, que não teve o nome divulgado, uma casa localizada na mesma rua teria desabado após o tremor.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, ela atribui a culpa do ocorrido à exploração de sal-gema feita pela Braskem e que resultou no afundamento de diversos bairros da capital alagoana.
A Rua Marquês de Abrantes constantemente apresenta problemas estruturais devido a suposta exploração mineral da Braskem. Em outubro do ano passado, diversos imóveis apresentaram rachaduras e em alguns locais, água minou do solo.
Na ocasião, o líder comunitário Romualdo Oliveira falou sobre o anseio pela realocação das famílias e indenizações justas: “Temos mais de um quilômetro de rua, com diversas casas rachadas. Não tem mais condições de moradia. A minha casa, por exemplo, teve rachadura que dava para entrar a minha mão. As paredes racharam, o piso rachou, tem espaço entre a parede e o chão. Todo dia eu peço a Deus para não cair. Já colocamos ferro, mas continua abrindo. Já estou pensando no próximo inverno. Eu só estou aqui porque não tenho para onde ir, assim como os outros moradores. Além das rachaduras, temos casas com água minando do solo e é muita água”.