De Rodrigo Cunha, nova lei vai combater bullying e agressões psicológicas no esporte
A nova legislação buscará reduzir no Brasil casos como as agressões raciais sofridas pelo jogador Vinícius Jr

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) foi o relator de um projeto de lei que busca acabar com casos de racismo, bullying e violência psicológica no esporte. A matéria, aprovada no Senado na terça-feira (11), aguarda somente a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quando começar a vigorar, a nova legislação buscará reduzir no Brasil casos como as agressões raciais sofridas pelo jogador Vinícius Jr., na Espanha.
O projeto de lei é o (PL) 268/2021 e altera a Lei Geral do Esporte para determinar a adoção de medidas para prevenção e enfrentamento do bullying na prática esportiva. A proposta define a intimidação sistemática, ou bullying, como todo ato de violência física ou psicológica. Esse comportamento gera humilhação, dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
“É um orgulho e uma grande responsabilidade relatar um projeto que busca coibir a prática do lamentável ‘bullying’ no esporte. Não preciso nem reafirmar a importância que toda prática esportiva tem na segurança e desenvolvimento das crianças e jovens no país. Vejam o caso de racismo e intimidação sofrido pelo jogador Vinícius Jr. A luta deste atleta contra o racismo representa a luta por um esporte livre desta intimidação sistemática”, disse Rodrigo Cunha.
Para prevenir e combater a intimidação sistemática no esporte, o projeto estabelece que as organizações esportivas implementem medidas concretas como a criação de políticas claras de tolerância zero para o bullying e a promoção de uma cultura de respeito mútuo e inclusão dentro das equipes. Além disso, será necessário oferecer treinamento regular para técnicos, atletas e funcionários sobre como reconhecer, prevenir e lidar com o bullying de maneira eficaz.
“Na segunda pudemos assistir ao desfecho dos absurdos casos de racismo sofridos pelo jogador Vinicius Jr. com a condenação de seus agressores na Espanha. Agora chegou a hora de interceder por um ambiente esportivo que respeite a dignidade dos atletas brasileiros”, reiterou o senador.
Últimas notícias
![[Vídeo] Ex-companheiro é o principal suspeito de assassinar gari em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/QhBDR3xpoTzQlbtlPJ-bYVgh_YU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-31-at-174604.jpeg)
[Vídeo] Ex-companheiro é o principal suspeito de assassinar gari em Teotônio Vilela

Reabilitação e inclusão: Centro de Equoterapia está sendo finalizado em Girau do Ponciano
![[Vídeo] Operação Shamar: Mais de 20 suspeitos de crimes contra mulheres são presos em AL](https://img.7segundos.com.br/hphPVuJNkKGy-EgkpNzQ1nDCQlM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-8865.jpeg)
[Vídeo] Operação Shamar: Mais de 20 suspeitos de crimes contra mulheres são presos em AL

Prefeitura dá início às comemorações dos 136 anos de Palmeira dos Índios

Maceió intensifica vacinação contra Influenza na orla marítima e lagunar neste domingo (03)

Corregedoria de Justiça inspeciona cartórios do Litoral Norte de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
