Mais de 3 mil casos de desaparecidos são registrados em Alagoas
Em todo o país, foi alcançada a marca de 100 mil pessoas desaparecidas

O Sistema Nacional de Localização e Identificação (Sinalid/CNMP) divulgou que o Brasil alcançou o marco de 100 mil casos de pessoas desaparecidos. Em Alagoas, o Programa de Localização e Desaparecimento de Desaparecidos (PLID/AL), tem o número de 3082 pessoas desaparecidas cadastradas.
Um quadro desafiador e que requer o engajamento dos Ministérios Públicos brasileiros, atuando de forma resolutiva e em cooperação com a segurança pública e demais órgãos estratégicos, contando com o apoio da sociedade, como se manifesta a coordenadora do programa em Alagoas, promotora de Justiça Marluce Falcão.
“Desde que foi implantado o Sinalid/CNMP e, em sequência, a integração e operacionalização pelos Ministérios Públicos estaduais, por meio dos Plids, há grandes avanços e conquistas no enfrentamento do fenômeno do desaparecimento de pessoas no Brasil, que vem sendo acompanhado pelo Comitê Nacional do Sinalid, que integra a Comissão de Direitos Fundamentais do CNMP. O Plid em Alagoas atua operando o banco nacional, zelando para que nenhum caso seja esquecido, priorizando a cooperação mútua nas buscas por pessoas desaparecidas, por meio da rede de busca imediata que vem agindo de forma incansável no tocante a esse propósito, alcançando importantes resultados e respondendo aos anseios de tantas
famílias que vivem a dor de ter um ente desaparecido”, declara Marluce Falcão.
Até esta data , 12 de jundo de 2024, o Plid/AL registrou no sistema nacional 3082 casos, muitos solucionados e outros sob investigação, que estão sempre sendo revisitados. Desse percentual, o número de crianças atinge 2,61%.
“Ressaltamos a importância do cadastro nacional de desaparecidos, que nos permite visitação aos casos e o compartilhamento das informações entres os Plids, zelando pela proteção dos dados e, dessa forma, fazendo com que jamais sejam esquecidos. O Sinalid é uma importante ferramenta a serviço da sociedade brasileira. Hoje, em Alagoas, proporciona que os casos de desaparecimento de pessoas saiam da obscuridade, reclamando uma atuação efetiva do Poder Público, o que encoraja a todos que integram o Plid/AL, pois assumimos esse compromisso junto à sociedade, unindo forças para apresentarmos mais resultados positivos ”, afirma a coordenadora do Pllid/AL.
Dados Nacionais
De acordo com a publicação do Sinalid, em todo o país foram catalogados 100.007 registros, destes, 75.702 permanecem sob investigação, outros 24.067 foram finalizados, e outros 238 aguardam instauração.
Últimas notícias

Terremoto faz com que água de piscina caia de arranha-céu em Bangkok

Vereadores celebram desenvolvimento do Benedito Bentes nos 39 anos do bairro

Funcionários da limpeza urbana de Maceió são flagrados brigando em via pública

Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão

Hospital Metropolitano de Alagoas utiliza botox para tratar doenças neurológicas

IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los em residências
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
