Juan José Zúñiga, responsável por tentativa de golpe na Bolívia, é preso e acusa presidente de orquestrar ato
General foi detido em La Paz por ordem da Procuradoria-Geral da Bolívia, nesta quarta-feira (26). Militar era comandante-geral do exército, mas foi destituído do cargo.

O general Juan José Zúñiga, responsável por tentativa de golpe na Bolívia, foi preso na noite desta quarta-feira (26). A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país, segundo a imprensa local.
Zúñiga foi preso na entrada da sede do Estado-Maior, em La Paz. Segundo a Associated Press, após ser detido, ele afirmou que o golpe foi orquestrado pelo próprio presidente Luis Arce, com o objetivo de aumentar a popularidade do governo.
"No domingo, na escola La Salle, me encontrei com o presidente e ele me disse que a situação está muito complicada", afirmou Zúñiga, segundo o jornal. O general disse que recebeu autorização do presidente para levar blindados às ruas.
Até a última atualização desta reportagem, Arce não havia comentado a declaração de Zúñiga.
O general era o comandante-geral do exército boliviano, mas foi destituído do cargo na terça-feira (25). Ele foi afastado após afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso ele fosse eleito nas eleições de 2025.
Na tarde desta quarta-feira, membros das Forças Armadas invadiram o palácio presidencial em La Paz, liderados para Zúñiga. Unidades do Exército também foram vistas agrupadas em ruas e praças da capital boliviana.
O presidente Luiz Arce pediu para que a democracia fosse respeitada e afirmou que "mobilizações irregulares" estavam acontecendo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Arce confrontando Zuñiga após a invasão ao palácio. Na discussão, o presidente ordena que o ex-comandante do Exército desmoralize as tropas.
A Procuradoria-Geral da Bolívia abriu uma investigação para apurar a tentativa de golpe. Além de Zúñiga, outros militares envolvidos também serão investigados.
Veja também
Últimas notícias

Internet para todos: Palmeira dos Índios oferece pontos de Wi-Fi grátis em praças e espaços públicos

Motta vai colocar anistia em votação e relator vai ser de partido de centro, diz líder do PL

Pai é preso suspeito de estuprar a própria filha de três anos no Sertão de AL

Família denuncia que adolescente foi vítima de estupro coletivo em Quebrangulo

Fugitivo do Baldomero Cavalcanti é capturado na cidade do Pilar; quatro seguem foragidos

Sine Maceió anuncia 543 vagas de emprego em várias funções
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
