Câmara Municipal de Maceió aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025
Matéria foi discutida em audiência pública, recebeu emendas parlamentares e servirá para orientar a elaboração do orçamento

Os vereadores de Maceió aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LD0/2025) na sessão ordinária desta quinta-feira (27). Presidida pelo vereador Galba Netto (PL) a pauta foi proposta pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Chico Filho (PL) juntamente com a Comissão de Orçamento presidida pelo vereador Brivaldo Marques (PL). Por esta razão a Ordem do Dia prevista para hoje ficou transferida para a primeira sessão do mês de agosto.
Galba Netto reconheceu o esforço dos parlamentares para a garantia da pauta de interesse da cidade e da população. "O parlamento tem um papel fundamental em promover a discussão sobre as áreas prioritárias de investimento. É isso que tem feito a diferença nos últimos anos e deve continuar sendo assim para atender a necessidade das pessoas. Graças a nossa boa convivência nosso planejamento tem sido feito de forma rigorosa", observou Galba.
Antes de ir a plenário a LDO atendeu a todo o trâmite da Lei Orgânica do Município que prevê a realização de audiência pública. Depois de discutida com a sociedade civil e a população o texto ficou disponível para o encaminhamento de emendas por parte dos vereadores.
De acordo com o vereador Chico Filho com o cumprimento do prazo legal foi possível colocar o texto para votação. "A casa tem se dedicado a cumprir todos os prazos regimentais. Não foi diferente com a LDO. Sendo assim, colocá-la para votação é garantir também tranquilidade para o Executivo poder trabalhar na construção do orçamento. A LDO é uma peça muito técnica mas ainda assim percebemos uma correspondência com o que a sociedade espera para a saúde e infraestrutura", disse o presidente da CCJ.
Ele também agradeceu ao empenho dos técnicos das comissões e dos vereadores que apoiaram a tramitação dentro do prazo regimental. Para Chico isso é uma demonstração de compromisso com a atuação parlamentar e com o destino da cidade.
A relatoria da matéria foi feita pelo vereador João Catunda (PP) que conseguiu em tempo hábil aglutinar todas as emendas e produzir o relatório final. "Conseguimos dentro do prazo atender as demandas e naturalmente ajudar o município de Maceió", destacou Catunda.
Para o veredor Dr. Valmir Gomes (PT) ao longo dos anos a LDO deixou de ser um texto com destaque a questão fiscal e passou a incluir pautas sociais. "E desta vez conseguimos incluir o direcionamento para a prevenção dos efeitos das mudanças climáticas", completou o parlamentar.
Com a aprovação da LDO o parlamento pode entrar em recesso parlamentar podendo ser acionado a qualquer momento em caráter extraordinário. A paralisação acontecerá durante todo o mês de julho.
Veja também
Últimas notícias

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome

PC investiga homicídio em São Sebastião onde vítima foi agredida brutalmente

Caminhão com carga de tilápias sai da pista para evitar colisão na BR-423, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
