Saiba o que os pré-candidatos podem ou não fazer a partir deste sábado (06)
Inaugurar obras, promover shows pagos com recursos do governo e eventos de prestação de serviços públicos estão vedados a quem vai concorrer a um cargo no pleito de outubro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dedicou a última semana para intensificar viagens pelo Brasil para inaugurar obras e anunciar investimentos. A intenção era tentar sedimentar candidaturas de aliados que disputarão as eleições municipais de outubro. A partir deste sábado (6), os postulantes a cargos públicos estão proibidos de participar de eventos desse tipo.
Algo muito comum durante as corridas eleitorais é a aparição de pré-candidatos ao lado de figuras políticas com grande influência. Na última semana, por exemplo, Lula inaugurou um viaduto em Juiz de Fora (MG), ao lado da pré-candidata e atual prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT).
A partir de agora, faltando 90 dias para as eleições, os candidatos estão proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas.
Outra regra que entra em vigor neste sábado é a proibição da realização de shows artísticos pagos com recursos públicos. Em maio, a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o governo estadual, contratou um show da cantora Madonna. O espetáculo, que também contou com investimentos do setor privado, não poderia acontecer hoje.
Também é vedada a realização de inaugurações de obras públicas ou divulgação de prestação de serviços públicos. No caso da inauguração de uma nova obra, por exemplo, os pré-candidatos não podem levar crédito por isso, discursar ou ter destaque nos palanques.
Os candidatos que exercem cargos públicos também não podem mais fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e de funções de governo.
Nesta semana, Lula participou de agendas em três cidades em que o PT tem candidatos. Na quinta-feira (3), Lula desembarcou em Salto.
Na mesma data, o presidente foi para Campinas, terceiro maior colégio eleitoral do estado. O pré-candidato do PT no município é Pedro Tourinho, médico e ex-vereador.
Em Campinas, Lula inaugurou a pedra fundamental do projeto Orion, complexo de pesquisa avançado.
Nesta sexta (5), o petista inaugurou o prédio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco, onde o deputado estadual Emídio de Souza (PT) é o pré-candidato.
Últimas notícias

Paulo Dantas não descarta novas mudanças em seu secretariado até o final do mandato

Bolsonaro mantém melhora de exames do fígado e aceita bem ingestão de água, chá e gelatina

Obra expande rede de abastecimento em Igaci com 15 km de nova adutora

Dois jovens ficam feridos em acidente com moto no Centro de Palmeira dos Índios

Relatório médico aponta uso de oito remédios pelo ex-presidente Collor

Arapiraca realiza etapa nas escolas da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
