Maceió

20 bairros da capital terão problema no abastecimento d'água em Maceió nesta terça

O serviço será executado em 14 horas, mas previsão é que a normalização do abastecimento das regiões ocorra entre 24h e 72h após a conclusão do trabalho

Por 7segundos com assessoria 08/07/2024 14h02 - Atualizado em 08/07/2024 14h02
20 bairros da capital terão problema no abastecimento d'água em Maceió nesta terça
20 bairros da capital Alagoana vão ficar sem água com esta obra - Foto: Ascom BRK

Nesta terça-feira (9), a BRK vai realizar uma parada programada no Pratagy – maior sistema produtor de água de Maceió, que é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). A ação marca o início de mais uma importante obra para o aumento da oferta hídrica na cidade, que foi dividida em três etapas. A estimativa é que, após a conclusão de todo o trabalho, o volume de água tratada seja o suficiente para atender mais 40 mil pessoas.

Nessa primeira fase, as equipes operacionais da concessionária vão começar a interligação de uma nova caixa de saída, que começou a ser construída no final de 2023. A estrutura substituirá a caixa de água atual, que apresenta danos estruturais. O objetivo é que, após as melhorias, o Pratagy passe a operar com toda a capacidade de produção para o qual foi projetado.

O serviço será executado em 14 horas, mas previsão é que a normalização do abastecimento das regiões ocorra entre 24h e 72h após a conclusão do trabalho – tempo necessário para o reestabelecimento dos reservatórios e para a pressurização das redes de distribuição.

Todos os bairros atendidos pelo sistema devem ser impactados: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras. É importante ressaltar que algumas regiões devem começar a receber água primeiro, por conta das diversas etapas de reconexão.

Wilson Bombo, diretor operacional da BRK em Alagoas, destacou a importância da obra para o abastecimento da cidade: “Além da redução das perdas, que resultará no incremento da oferta, a nova estrutura vai trazer maior segurança operacional e vai assegurar ainda mais a qualidade da água que é distribuída à população”, explicou.

Essa fase será seguida por outras duas, que devem acontecer no final desse mês e no início de agosto. Para minimizar os impactos da falta de água durante o tempo indicado, a concessionária aconselha que a população reserve água e evite atividades de grande consumo.