Haddad pretende enviar reforma da renda em 2024, diz líder da maioria
Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a regulamentação da reforma tributária, proposta enviada pelo ministro da fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende enviar a reforma da renda ainda este ano. É o que indica o líder da maioria na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT-CE). A intenção da equipe econômica do governo é discutir a proposta em 2025, antes dos preparativos para as eleições gerais de 2026.
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (10/7), a regulamentação da reforma tributária. O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 foi entregue por Haddad ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em abril.
No entanto, a discussão a respeito da reforma tributária ainda não acabou. A Câmara dos Deputados deve analisar em agosto o segundo PLP entregue pelo ministro da Fazenda. A proposta em questão trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Depois das deliberações no que se refere à reforma tributária, André Figueiredo acredita que os parlamentares devem focar os esforços para discutir a questão da tributação da renda, um ponto defendido por Haddad.
“Ele disse: ‘Se depender de mim, ainda este ano’. Lógico que a gente sabe que precisa ter uma construção dentro do parlamento, que não adianta mandar um projeto que efetivamente não venha a ser votado”, ponderou André Figueiredo.
O líder da maioria enfatizou que a reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados é uma forma de equidade social, visto que foi incluída uma política de devolução de parte dos impostos pagos, o famoso “cashback”, mas reforça a necessidade de cobrar tributos de uma maneira mais justa entre pobres e ricos.
“Ter uma política de cashback no que diz respeito a algumas despesas inevitáveis, água, luz, botijão de gás, e você tem a isenção para itens efetivamente básicos da sobrevivência de cada um”, complementa André Figueiredo.
Mesmo sendo enviada este ano, a reforma da renda terá menos foco em 2024, uma vez que os deputados devem concentrar os esforços nas eleições municipais, marcadas para o segundo semestre deste ano.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
