Haddad pretende enviar reforma da renda em 2024, diz líder da maioria
Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a regulamentação da reforma tributária, proposta enviada pelo ministro da fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende enviar a reforma da renda ainda este ano. É o que indica o líder da maioria na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (PDT-CE). A intenção da equipe econômica do governo é discutir a proposta em 2025, antes dos preparativos para as eleições gerais de 2026.
A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (10/7), a regulamentação da reforma tributária. O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 foi entregue por Haddad ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), em abril.
No entanto, a discussão a respeito da reforma tributária ainda não acabou. A Câmara dos Deputados deve analisar em agosto o segundo PLP entregue pelo ministro da Fazenda. A proposta em questão trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Depois das deliberações no que se refere à reforma tributária, André Figueiredo acredita que os parlamentares devem focar os esforços para discutir a questão da tributação da renda, um ponto defendido por Haddad.
“Ele disse: ‘Se depender de mim, ainda este ano’. Lógico que a gente sabe que precisa ter uma construção dentro do parlamento, que não adianta mandar um projeto que efetivamente não venha a ser votado”, ponderou André Figueiredo.
O líder da maioria enfatizou que a reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados é uma forma de equidade social, visto que foi incluída uma política de devolução de parte dos impostos pagos, o famoso “cashback”, mas reforça a necessidade de cobrar tributos de uma maneira mais justa entre pobres e ricos.
“Ter uma política de cashback no que diz respeito a algumas despesas inevitáveis, água, luz, botijão de gás, e você tem a isenção para itens efetivamente básicos da sobrevivência de cada um”, complementa André Figueiredo.
Mesmo sendo enviada este ano, a reforma da renda terá menos foco em 2024, uma vez que os deputados devem concentrar os esforços nas eleições municipais, marcadas para o segundo semestre deste ano.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
