Fazenda mantém previsão de crescimento do PIB em 2,5% em 2024
Para 2025, projeção caiu de 2,8% para 2,6%; governo aumentou estimativa de inflação de 3,7% para 3,9% neste ano
 
                            A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda manteve a previsão de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2,5% em 2024, segundo os dados do Boletim Macrofiscal divulgado pela pasta nesta quinta-feira (18). Para 2025, a projeção caiu de 2,8% para 2,6%, mas seguiu próxima a 2,5% para os anos posteriores.
Os impactos negativos das enchentes no Rio Grande do Sul no PIB do segundo semestre devem ser compensados por medidas de suporte a famílias e empresas e aos governos estadual e municipais.
“O vigor das vendas no varejo e a demanda crescente por serviços prestados às famílias, repercutindo a geração de novos postos de trabalho, o avanço da massa de rendimentos e as condições menos restritivas de crédito, seguem como os principais vetores de crescimento em 2024, acompanhados pela recuperação dos investimentos em função da expansão na absorção de bens de capital projetada para o ano”, diz o documento, divulgado a cada dois meses.
Apesar de a projeção de crescimento para o ano ter permanecido estável desde maio, houve mudanças por setor produtivo. Para a agropecuária, a variação esperada para o PIB caiu de -1,4% para -2,5%, refletindo a redução nas estimativas para a safra de soja, milho e trigo e os impactos da calamidade no sul do país.
Para a indústria, a expectativa de crescimento neste ano foi revisada para cima, de 2,4% para 2,6%. Segundo a pasta, a revisão repercute, sobretudo, as maiores expectativas para o crescimento da indústria de transformação e construção no ano.
A projeção para a expansão dos serviços também subiu, passando de 2,7% para 2,8%.
Para o segundo semestre, a expectativa é de desaceleração moderada no ritmo de atividade, para 0,6%. A pasta informa que as enchentes no sul do país explicam parcialmente a desaceleração no crescimento no trimestre, afetando principalmente as estimativas de expansão da agropecuária e da indústria de transformação.
Inflação
O governo aumentou a estimativa de inflação para 2024 de 3,7% para 3,9%. A previsão leva em consideração os impactos do câmbio mais depreciado e da calamidade no Rio Grande do Sul nos preços, além dos reajustes recentes anunciados para os preços da gasolina e GLP.
O teto da meta estabelecida pelo governo é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Para 2025, a previsão de inflação medida pelo IPCA também aumentou, de 3,2% para 3,3%.
Impacto negativo da tragédia no RS
Segundo a Fazenda, o impacto negativo da calamidade no RS deve ser de 0,25 ponto percentual do PIB do Brasil em 2024. Por setor produtivo, os resultados indicam perdas de 0,9 ponto percentual para o PIB agropecuário, de 0,3 ponto percentual para o da indústria e de 0,2 ponto percentual para o de serviços. Esses impactos consideram tanto os efeitos negativos da calamidade no RS como os transbordamentos dela em outros estados.
No entanto, de acordo com a pasta, essas sequelas tendem a ser compensadas, ao menos em 2024, pelas medidas de suporte às empresas e pelas transferências diretas às famílias e aos governos estadual e municipais.
“Apesar de na atividade nacional o impacto líquido da calamidade ser próximo a zero devido aos esforços empreendidos pelo governo federal para auxílio à população afetada, a agropecuária e a indústria de transformação deverão ser setores mais afetados. Os impactos mais negativos da calamidade sobre a atividade deverão aparecer no PIB do segundo trimestre, sendo compensados nos trimestres seguintes”, diz o documento.
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                            