Tecnologia

Bancos em Alagoas apresentam problemas de funcionamento após apagão cibernético

Bancos virtuais também estão passando por problemas devido a pane global

Por Wanessa Santos 19/07/2024 10h10 - Atualizado em 19/07/2024 11h11
Bancos em Alagoas apresentam problemas de funcionamento após apagão cibernético
As falhas estão ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética CrowdStrike - Foto: Diogo Mustaro/g1

A sexta-feira (19) iniciou com a notícia de que diversas empresas e sistemas de comunicação de todo o mundo estariam com dificuldades de operação devido um apagão cibernético. Além de companhias aéreas, empresas de mídia entre outros, agências bancárias e bancos digitais também apresentam dificuldade de operação devido ao problema global.

Em Alagoas, pelo menos uma agência bancária informou estar tendo problemas de funcionamento. É importante que a população esteja atenta para a possibilidade de instabilidade nos sistemas dos bancos, de forma geral, evitando surpresas ao buscar o atendimento presencial.

Já os bancos virtuais também estão passando por problemas devido ao apagão cibernético. Vários aplicativos desses bancos enviaram notificações para seus clientes, nas primeiras horas da manhã, informando que devido ao ataque cibernético global estariam enfrentando instabilidade no sistema. O banco Neon foi um deles:


Outros aplicativos de bancos também divulgaram instabilidade em seus sistemas operacionais, como o Bradesco, Nubank, e Next, estão.

As falhas estão ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética CrowdStrike. De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite dessa quinta-feira (18), haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

CrowdStrike tenta normalizar sistemas


Horas depois dos primeiros relatos de instabilidade, o CEO da Crowdstrike, George Kurtz, disse que identificou o problema de TI que causou a interrupção global e que uma correção já foi implantada.

Kurtz disse que a empresa de segurança cibernética está “trabalhando ativamente com os clientes” atingidos pela interrupção e que o problema “não foi um incidente de segurança ou ataque cibernético”.