Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (23)
Os interessados terão até sexta-feira (26) para se cadastrarem exclusivamente pela internet
As inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) começam nesta terça-feira (23), pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os interessados terão até sexta-feira (26) para se cadastrarem.
Ao todo, serão ofertadas 243.850 bolsas nessa edição do programa. Somente no estado de São Paulo são 44.631 bolsas, distribuídas em 258 cursos de 177 instituições.
O processo seletivo do segundo semestre de 2024 terá duas chamadas. Os resultados com a lista dos pré-selecionados estarão disponíveis em 31 de julho, e a segunda chamada será em 20 de agosto. Após a pré-seleção, os candidatos deverão comprovar as informações prestadas durante a inscrição, conforme os prazos estabelecidos para cada chamada.
O programa federal concede bolsas a estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) decidiu aumentar o número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina.
O QUE É O PROUNI E COMO FUNCIONA?
O Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, criado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO?
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Seguindo uma ordem de preferência para conseguir as bolsas, os candidatos precisam ter cursado:
- O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- O ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista;
- O ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Ainda podem participar professores da rede pública de ensino (apenas para cursos de licenciatura e pedagogia, e não precisam comprovar renda) e candidatos com deficiência ou que se autodeclaram indígena, preto ou pardo (podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de cotas).
QUAL É A RENDA MÁXIMA PARA PARTICIPAR DO PROUNI 2024?
Também é necessário ter renda familiar per capita, até a data de inscrição, de um salário mínimo e meio por mês (R$ 2.118) para ter direito à bolsa integral (100%) e de até três salários mínimos por mês (R$ 4.236) para a bolsa parcial (50%).
COMO É CALCULADA A NOTA DE CORTE PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO?
Essa nota é calculada dividindo-se a soma das cinco notas obtidas nas provas do Enem (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) por cinco.
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
