Política

Alunas da rede estadual assinam títulos em solenidade de inauguração do projeto inovador

Iniciativa vai permitir que o aluno expresse opiniões, sugestões e reclamações diretamente com o colega de sua escola que foi capacitado pela CGE para atuar como Jovem Ouvidor

Por Wanessa Santos 24/07/2024 13h01 - Atualizado em 24/07/2024 14h02
Alunas da rede estadual assinam títulos em solenidade de inauguração do projeto inovador
Inicialmente o projeto terá a participação de duas escolas estaduais, a Escola Estadual Princesa Isabel, e a Escola Estadual Gilvana Ataíde - Foto: Marcos Sousa / Rede Antena 7

O Projeto Jovem Ouvidor foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (24), durante uma solenidade que aconteceu no Auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares. O evento contou com as presenças de representantes do governo estadual, da Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) e das escolas estaduais que participam do projeto.


Desenvolvido pela CGE de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a iniciativa vai permitir que o aluno expresse opiniões, sugestões e reclamações diretamente com o colega de sua escola que foi capacitado pela CGE para atuar como Jovem Ouvidor.

De acordo com o governador Paulo Dantas, a iniciativa vai ampliar ainda mais a participação dos alunos em assuntos que envolvem situações ocorridas em ambiente escolar, tornando o convívio ainda mais democrático. “Nós temos (agora) um canal para conhecermos de maneira mais efetiva quais são as principais necessidades dos alunos, quais são as suas reclamações, onde eles entendem que o estado precisa melhorar”, explicou o governador.

Inicialmente o projeto terá a participação de duas escolas estaduais, a Escola Estadual Princesa Isabel, e a Escola Estadual Gilvana Ataíde. Foram selecionadas quatro alunas para representar essas unidades, como jovens ouvidoras.

A Controladora Geral do Estado, Caroline Balbino, que esteve presente durante a solenidade, explicou como o projeto vai funcionar na prática: “O jovem ouvidor vai funcionar com a capacitação dos nossos gremistas, já estão recebendo a capacitação da CGE, para que possam exercer a sua cidadania, ou seja, eles vão ter consciência dos direitos que possuem e como exercê-lo, e como fazer as denúncias, tanto na sua escola, como também tendo o apoio da CGE”, informou Caroline Balbino.

A Controladora Geral do Estado disse, ainda, que os canais que deverão ser disponibilizados para que os Jovens Ouvidores realizem suas reclamações, reivindicações, acerca do que ocorre em suas escolas, serão totalmente sigilosos, o que irá encorajar os alunos a lutarem por seus direitos.

Além do governador Paulo Dantas, e da Controladora Geral do Estado Caroline Balbino, o evento contou, ainda, com as participações dos deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Alexandre Ayres, da Secretária de Estado da Educação professora Roseane Vasconcelos, da Secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência Arabela Mendonça e das alunas Gaziele de Lima e Ane Gabriele, representando os Jovens Ouvidores.

A solenidade promoveu a assinatura de títulos das primeiras participantes do projeto, Adriele Lima Rodrigues e Graziele de Lima Cavalcante, ambas ouvidoras da Escola Estadual Princesa Isabel, e de Ane Gabriele Lima Ferraz e Bianca Edneide da Silva, representantes da Escola Estadual Gilvana Ataíde.

O governador disse que o Projeto Jovem Ouvidor inicia com essas duas escolas, mas que a intenção é de expandir: “Vamos reunir todos os esforços para que esse projeto seja ampliado. Pretendo levar para as 303 escolas da nossa rede estadual. Democratizar a nossa rede”, contou Dantas.