Ação do MPAL estabelece que IMA adote medidas de transparência das ações do órgão
O MPAL pede ainda que o IMA seja multado em R$ 10 mil caso não cumpra as medidas que constam na ação civil pública

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) deverá adotar as medidas necessárias para garantir a transparência de seus atos, dando publicidade a processos, procedimentos, entre outras medidas tomadas pelo órgão. A decisão é fruto de uma ação civil pública do Ministério Público de Alagoas.
Na ação, o MPAL pede para que o IMA disponibilize em seu site oficial um espaço específico para a veiculação de informações relacionadas à transparência, devendo constar, na íntegra, processos e procedimentos administrativos ambientais, desde que eles não estejam protegidos por sigilo.
O Ministério Público de Alagoas pede ainda que o IMA seja multado em R$ 10 mil caso não cumpra as medidas que constam na ação civil pública, que foi acatada pela Justiça. Com isso, o Instituto do Meio Ambiente tem até 15 dias para adotar as providências necessárias.
Recomendação
O promotor de Justiça Paulo Henrique Prado relembra que o Ministério Público tentou resolver a situação com o IMA por meio de recomendações, mas o órgão ambiental não agiu para que a questão fosse resolvida.
“A falta de transparência dificulta o exercício do controle social das políticas ambientais pelos conselhos e comunidade científica. Sem acesso à informação, não é possível ao MP e à sociedade acompanhar o que o IMA licencia. Por esse motivo, decidimos recorrer à Justiça por meio de uma ação”, destacou o promotor.
Ele explica ainda que as medidas tomadas pelo Ministério Público têm como objetivo garantir a transparência ativa, atendendo ao que está previsto na Constituição Federal, na Lei Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), nos tratados internacionais ambientais que o Brasil é signatário e no IAC n°13 do STJ.
Veja também
Últimas notícias

Padrasto agride enteada e é espancado por vizinhos na parte alta de Maceió

Homem é esfaqueado na têmpora após cobrar dívida no Benedito Bentes, em Maceió

Operação policial em Arapiraca termina com apreensão de entorpecentes e detenção de menor

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do NE em qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025
![[Vídeo] Com necrose, mulher que fez preenchimento com dentista investigada desabafa: ‘Fui inocente’](https://img.7segundos.com.br/vtJEEia7ezpP-u9iKKYMboTD5rc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-072227.png)
[Vídeo] Com necrose, mulher que fez preenchimento com dentista investigada desabafa: ‘Fui inocente’
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
