MAJU: Aplicativo de transporte para mulheres é lançado em Maceió
O aplicativo surgiu da ideia de trazer mais segurança e liberdade para mulheres da capital Alagoana
O aplicativo MAJU, exclusivo para mulheres, já começou a funcionar em Maceió. Ele serve para motoristas e passageiras transitarem em na capital de forma segura. Inicialmente ele foi lançando em 2019, mas algumas complicações surgiram, e o mesmo precisou ser relançado.
O portal 7segundos conversou com um dos desenvolvedores do projeto, o empresário Leonardo Bittencourt, que explicou sobre o surgimento da ideia. Ele e sua sócia, Helys Tenório, idealizaram o projeto que já se tornou uma comunidade para as mulheres que usufruem dele.
"Como somos empresários alagoanos, queríamos que o aplicativo tivesse toda a origem em Maceió, inclusive sua construção. Como se trata de uma tecnologia moderna, poucas empresas à época trabalhavam com o sistema (Flutter). Lançamos o aplicativo em 2019, com algumas falhas aparecendo, a empresa tentou corrigir mas não conseguiu. Demos prazos pra regularização mas eles foram superados várias vezes".
Com a chegada da pandemia de covid-19, o projeto precisou ser parado mais uma vez, sendo retomado em 2024. Desta vez, como um sucesso para mulheres, que se sentem mais seguras ao circular pela cidade, principalmente no período noturno.
A ferramenta é um meio de transporte exclusivo para mulheres: só mulheres motoristas e só mulheres passageiras (com a exceção de idosos acompanhados ou crianças de ambos os sexos até 12 anos).
"A ideia surgiu a partir do momento que percebemos que as mulheres estavam deixando de usufruir da sua liberdade de ir e vir por receio do que podia ocorrer no trajeto. Também teve como mote a interrupção do ciclo da violência domestica porque concede a mulher uma maneira de sair desse ciclo vicioso: basta ter uma habilitação." Relatou o empresário.
Em 2018, antes do projeto nascer, uma amiga do Leonardo teria sofrido um caso de assédio por um motorista de aplicativo, quando estava indo até uma festa. Depois do susto ele resolveu desenvolver esta ideia.
Para as mulheres interessadas em se tornarem motorista MAJU, é preciso ter habilitação e autorização do Detran, a EAR (Exerce Atividade Remunerada).
COMO BAIXAR O APLICATIVO:
Para quem desejar baixar o aplicativo, ele está disponível para todos os celulares, as passageiras devem informar o número do seu celular, para então receber um código via SMS e ser aceita no aplicativo. Essa medida foi desenvolvida para trazer ainda mais segurança e conforto para as passageiras.