Cidadania

Prefeitura de Maceió garante atendimento a pessoas em situação de rua

Serviços especializados promovem bem-estar, acesso à saúde e resgate do projeto de vida

Por 7segundos com assessoria 05/08/2024 17h05
Prefeitura de Maceió garante atendimento a pessoas em situação de rua
Serviços especializados promovem bem-estar, acesso à saúde e resgate do projeto de vida - Foto: Cortesia

Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital alagoana têm a oportunidade de resgatar o projeto de vida por meio do trabalho realizado nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro POP) e pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

Maceió conta com três Centros POPs para a População em Situação de Rua, localizados nos bairros Jaraguá, Levada e Benedito Bentes. Nos equipamentos, são oferecidos serviços voltados à análise das fragilidades dos usuários, acompanhamento individual e grupal e encaminhamentos à rede socioassistencial e às demais políticas públicas, com foco na promoção dos direitos humanos e na autonomia de cada pessoa assistida.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua ou por encaminhamento de outros serviços da assistência social do município de Maceió, como o Serviço Especializado em Abordagem Social ou de órgãos do sistema de justiça.


Em 2023, os Centros Pop realizaram uma média de seis mil atendimentos mensais, oferecendo serviços de assistência social, higiene, alimentação, atividades educativas e encaminhamentos para outras políticas públicas disponíveis em Maceió. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e também realizam entrega de refeições nos finais de semana.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, todo o trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió visa a ressocialização das pessoas em situação de rua. “Levamos esse trabalho muito a sério e o resultado são casos de sucesso e superação. Pessoas que saíram das ruas e hoje foram contempladas com o auxílio-moradia, até mesmo com uma unidade habitacional ou outras que conseguiram sair das ruas com seu próprio esforço, necessitando apenas de um direcionamento psicossocial", destacou.

Os usuários encaminhados ao Centro Pop têm à disposição uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e outros técnicos de referência.

Segundo a coordenadora-geral dos Centros POPs, Darlany Vieira, os equipamentos têm um papel fundamental no resgate do projeto de vida de famílias em situação de rua. “Os Centros Pop têm salas para atendimento individual, espaço para higiene pessoal e para oficinas socioeducativas. Assim que o usuário chega à unidade é feito um cadastro, para oferecermos os atendimentos necessários, como retirada de documentos, tratamento de saúde, retorno à cidade de origem e encaminhamentos para unidades de acolhimento”, explicou a coordenadora.

Abordagem social


O Serviço de Abordagem Social trabalha em parceria também com os Centros POPs. As equipes percorrem os bairros da capital para encaminhar a população em situação de rua aos programas socioassistenciais e serviços de acolhimento institucionais, disponíveis no município de Maceió.

As equipes de Abordagem Social são volantes e trabalham em plantões diurnos, das 8h às 16h, e noturnos, das 17h às 22h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, para oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua de Maceió, que são encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Manoel Coelho Neto, no bairro Poço, e também às Casas Passagem Familiar e de Ranquines (unidades de acolhimento na Rua Barão de Anadia, Centro, e no Benedito Bentes).

O Serviço de Abordagem Social é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social, psicólogos e educadores sociais que se dividem nas regiões do Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca e Orla Lagunar. Inicialmente, o grupo identifica a localização das pessoas. Depois, orienta e procura sensibilizar sobre os riscos pessoais e sociais de morar na rua e faz os devidos encaminhamentos.

Consultório na Rua


Uma dessas iniciativas voltadas ao atendimento em saúde da população de rua é o programa Consultório na Rua, composto por profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Maceió.

Distribuídas nos oito Distritos Sanitários de Maceió, o programa conta com equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, profissionais da educação física, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e agentes de ação social.

Além de serviços de saúde, o Consultório na Rua também oferece atividades culturais. O Batuque Mundaú e Batuque D’elas são dois projetos musicais criados por profissionais do programa que oferecem arte e cultura para moradores do Vergel do Lago e Trapiche da Barra, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os espaços oferecem socialização, lazer, saúde e bem-estar à vida das pessoas em situação de rua.