Itamaraty confirma custódia de embaixadas da Argentina e do Peru na Venezuela
Movimento ocorre após o governo de Nicolás Maduro expulsar as equipes diplomáticas de pelo menos sete países
A partir desta segunda-feira (5), o Brasil está oficialmente responsável pelas embaixadas da Argentina e do Peru em Caracas, capital da Venezuela. A decisão é fruto de um acordo firmado entre os países.
A informação havia sido divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores da Venezuela mais cedo, e foi confirmada pelo Palácio do Itamaraty em nota.
O movimento ocorre após o governo de Nicolás Maduro expulsar as equipes diplomáticas de pelo menos sete países – incluindo Argentina e Peru – após acusações de fraude nas eleições presidenciais.
“O governo da República Bolivariana da Venezuela e o governo da República Federativa do Brasil informam que chegaram a acordo para que a custódia dos locais das missões diplomáticas da República Argentina e da República do Peru, incluindo seus bens e arquivos, bem como a representação de seus interesses e de seus nacionais em território venezuelano, sejam representadas, a partir de 5 de agosto de 2024, pela Embaixada da República Federativa do Brasil em Caracas”, informou o Itamaraty.
Comissão de chanceleres
De acordo com apuração da âncora da CNN Tainá Falcão, a diplomacia brasileira negocia com o governo de Nicolás Maduro e com representantes da oposição venezuelana a possibilidade de criar uma comissão formada pelos chanceleres de Brasil, México e Colômbia.
A ideia é que o grupo – formado pelo brasileiro Mauro Vieira, pela mexicana Alicia Bárcena e pelo colombiano Luis Gilberto Murillo – possa intermediar discussões sobre o resultado eleitoral no país.
A CNN já havia informado que o Ministério das Relações Exteriores avalia a possibilidade de Mauro Vieira visitar a Venezuela. Fontes do Itamaraty consideram difícil o Brasil reconhecer Maduro como vencedor diante de uma checagem apenas pela Suprema Corte – estratégia de Maduro para obter reconhecimento.
Veja também
Últimas notícias
Motorista embriagado foge após bater em carro estacionado na Cidade Universitária
Educar é Massa encerra edição com apresentações culturais e socialização de projetos
Moradores denunciam furto de bicicleta em condomínio no Cleto Marques Luz
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
