Política LGBTQIA+ de Maceió tem destaque em premiação nacional
Foram analisadas as atuações dos chamados “Tripés da Cidadania”, o que inclui a criação dos respectivos órgãos gestores, conselhos municipais e plano e programas executados
Maceió está entre as cinco capitais com melhor desenvolvimento de políticas públicas LGBTQIA+. A premiação aconteceu na última quinta-feira (08), durante apresentação do Mapeamento das Políticas Públicas para Cidadania LGBTQIA+, evento promovido, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC),em Brasília.
O município de Maceió ficou na quarta colocação, com São Paulo em primeiro lugar, Salvador em segundo lugar, Natal em terceiro lugar, e Recife em quinto lugar.
O Mapeamento das Políticas Públicas para Cidadania LGBTQIA+ será utilizado na elaboração de políticas públicas voltadas a essa população e reuniu dados das 27 unidades da federação do Brasil.
Foram analisadas as atuações dos chamados “Tripés da Cidadania”, o que inclui a criação dos respectivos órgãos gestores, conselhos municipais e plano e programas executados.
Posteriormente, foram atribuídas notas de acordo com diferentes indicadores como: rigidez, estabilidade, efetividade, transparência, se é voltada exclusivamente à população LGBTQIA+, acesso à informação, planos de programas e ações com respectivas metas, entre outros.
Maceió foi uma das cidades que mais pontuou no mapeamento conferindo as seguintes premiações, o 4º lugar na categoria Troféu Geral e 3º lugar na categoria Justiça e Cidadania, e o Conselho Municipal dos Direitos e da Cidadania LGBT de Maceió recebeu a premiação de 2º lugar na categoria Conselho Municipal.
Segundo Rafael Gomes, vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió, o município é a quarta melhor capital do país no que se refere à execução das políticas públicas LGBTI+. “Estas conquistas são gratificantes e ao mesmo tempo um estímulo para que Maceió avance. Estes prêmios fortalecem a nossa política, valoriza as pessoas de Maceió, e nossa equipe que trabalha muito para termos uma sociedade mais justa e igualitária. A Coordenação Geral de Diversidade, que anteriormente pertencia a Secretaria de Assistência Social, e hoje, à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania(Semuc), possibilita a aproximação com os movimentos sociais, gerando avanços na garantia de direitos.
Destaque
A campanha “Maceió Com Respeito- Somos Muitos Somos Diversos”- que pede respeito no tratamento à população LGBTQIA e também divulga a Lei n° 6.800 de 08 de Novembro de 2018, foi eleito o terceiro melhor programa do Brasil na categoria Justiça e Cidadania.
A Lei n° 6.800 de 08 de Novembro de 2018, dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos sediados em Maceió informando das penalidades por discriminação em virtude de orientação sexual estabelecidas pela Lei n° 4.667/97.
Veja também
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
