Lei do Marco da Liberdade Econômica, de Leonardo Dias, impulsiona a geração de empregos em Maceió
Setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o de serviços, com um saldo de 3.289 vagas
A Lei do Marco da Liberdade Econômica, proposta pelo vereador Leonardo Dias (PL), tem se destacado como uma importante catalisadora de empregos em Maceió. No primeiro semestre de 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram criados quase 4.991 novos postos de trabalho formais na capital alagoana.
Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o de serviços, com um saldo de 3.289 vagas, seguido pela construção, que gerou 1.013 empregos, a indústria com 400, e a agropecuária com 217 vagas. O comércio também registrou um saldo positivo de 156 vagas.
Desde a promulgação da lei em 27 de julho de 2022, Maceió tem se destacado regionalmente na criação de empregos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que a cidade possui a menor taxa de desemprego entre as capitais do Nordeste em 2023.
Leonardo Dias reforça seu compromisso com a geração de emprego e renda. “A defesa do livre mercado sempre foi uma pauta em nosso mandato. O Marco da Liberdade Econômica nasceu de várias conversas com diversas entidades do setor produtivo e com trabalhadores. Esta é uma das iniciativas do nosso mandato que visa a desburocratização e o estímulo ao empreendedorismo, que retira o Estado das costas do cidadão para que se possa ter de fato geração de emprego e renda. O melhor programa social é o emprego”, afirmou o vereador.
RECONHECIMENTO
Além de fomentar a criação de novas empresas, a lei já foi reconhecida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon). Durante o evento "Panorama de Mercado", construtores destacaram que os custos burocráticos podem representar até 10% do valor final de um imóvel.
Leonardo Dias entende que a agilidade na emissão de licenças e alvarás facilita a construção de novos empreendimentos, gerando mais empregos. Esse trabalho do vereador para diminuir o peso do Estado sobre os empreendedores foi reconhecido por empresários durante um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em abril deste ano.
“Fico feliz com esse reconhecimento espontâneo por parte dos empresários. Temos trabalhado muito para proporcionar um ambiente favorável à geração de emprego e renda, inclusive aprovando o Marco da Liberdade Econômica de Maceió. Acredito que nossa atuação na Câmara de Maceió deixou essa marca. Fui eleito com uma linha de pensamento e nunca me desviei dela”, concluiu Dias.