Lei de Leonardo Dias que aplica multa em quem consumir maconha em espaços públicos é aprovada
Ementa do projeto determina que o uso de drogas ilícitas em locais públicos compromete a qualidade de vida da população
O Projeto de Lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), que prevê a aplicação de multa para quem consumir maconha em praças, parques e passeios da cidade, com o objetivo de inibir o uso de entorpecentes em locais públicos foi aprovado, em segunda discussão, na manhã desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Maceió (CMM).
De acordo com a proposta, os infratores estarão sujeitos a uma multa de R$ 700, valor que será dobrado em casos de reincidência. Os recursos arrecadados com as multas serão destinados à manutenção dos serviços da Guarda Municipal de Maceió.
A ementa do projeto determina que o uso de drogas ilícitas em locais públicos compromete a qualidade de vida da população e a segurança pública, buscando assim assegurar que os espaços públicos permaneçam seguros e adequados para o convívio social.
O projeto de Leonardo Dias faz referência a uma lei similar recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e menciona uma legislação já existente em Maceió que proíbe o consumo de produtos fumígenos, como cigarros e narguilés, em espaços públicos.
O vereador justificou a proposta dizendo: "Não é razoável que hoje tenha uma lei que multe pessoas que consomem cigarros em praças públicas e que não cite nada contra drogas."
Além desta iniciativa, Leonardo Dias tem se dedicado a fortalecer a política antidrogas na cidade. No ano passado, ele aprovou uma medida que obriga a fixação de cartazes de campanhas antidrogas em todas as escolas públicas e privadas de Maceió.
O vereador acredita que a conscientização por meio de campanhas educativas é crucial para informar as futuras gerações sobre os efeitos nocivos das drogas. "Infelizmente, esse tipo de política tem sido cada vez menos difundida em nossas escolas. Por essa razão, esse projeto de lei pode ser importante para que tenhamos uma melhor conscientização dos nossos jovens", destacou.
A proposta foi amplamente apoiada na Câmara Municipal de Maceió, recebendo elogios do deputado federal Delegado Fábio Costa (PP), que afirmou: "Parabenizo o vereador Leonardo Dias por apresentar esta lei. Essa iniciativa é muito importante, porque quando caminhamos por locais públicos de Maceió, avistamos indivíduos consumindo drogas na frente de nossas famílias. Essa é uma luta louvável e precisa ser reconhecida."
Apesar do amplo apoio na aprovação ao projeto de lei, a vereadora Teca Nelma (PT) foi a única a votar contra a proposta. A matéria agora será enviada para a sanção do Executivo.
Veja também
Últimas notícias
Pai salva os dois filhos de afogamento na piscina de casa em Arapiraca
Câmara publica edital e abre processo sobre faltas de vereador Thiago ML
Homem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça no Vergel do Lago, em Maceió
Morador em situação de rua é encontrado morto no estacionamento da Escola Técnica da Ufal
MDB perde três vereadores após TRE/AL confirmar fraude à cota de gênero em Craíbas
Alfredo Gaspar aponta quatro falhas decisivas que permitiram rombo bilionário no INSS
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
