Política

Deputados ouvem vítimas da Braskem após insatisfação com projeto de reserva ambiental

Assembleia Legislativa realizará uma Audiência Pública para ouvir as vítimas

Por Felipe Ferreira 21/08/2024 10h10 - Atualizado em 21/08/2024 11h11
Deputados ouvem vítimas da Braskem após insatisfação com projeto de reserva ambiental
Deputados ouviram representantes dos moradores da área afetada pela mineração - Foto: Ascom ALE

O Projeto de Lei (PL) apresentado pelo deputado estadual Francisco Tenório (PP), que propõe a criação de uma reserva ambiental na área afetada pelo afundamento do solo não foi bem recebido pelas vítimas do crime ambiental causado pela Braskem.

Após muitas reclamações, os deputados se reuniram com representantes da MUVB (Movimento Unificado das Vítimas da Braskem) e definiram que uma Audiência Pública será realizada na Casa de Tavares Bastos para dar prosseguimento à tramitação da matéria.

Durante o encontro foram levantados questionamentos sobre o Projeto de Lei. As vítimas apontam que o ideal seria a criação de um parque urbano em vez de uma reserva ambiental. Há ainda parte do movimento que pede que a titularidade da área seja devolvida para as vítimas.

O deputado Francisco Tenório, autor do projeto que virou polêmica entre as vítimas do crime ambiental, explicou que sua matéria propõe recuperar as áreas degradadas pela atividade industrial e transformá-las em reserva ambiental e florestal; promover a pesquisa científica e educação ambiental; além de recuperar e restaurar os ecossistemas naturais degradados pela exploração do sal-gema.

A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença dos deputados Francisco Tenório, Doutor Wanderley (MDB) e Ronaldo Medeiros (PT). Após ouvir representantes do MUVB, os deputados definiram que haverá uma Audiência Pública onde os moradores serão ouvidos.

O PL do Francisco Tenório já foi aprovado em primeiro turno pelos deputados e conta com a aprovação técnica das comissões temáticas da Casa.