Maracatu Baque Alagoano puxa 5° Festival de Cultura Popular em Maceió
Evento em 31 de agosto é gratuito e aberto ao público, trazendo ainda apresentações de coco, boi, guerreiro e afoxé

Para celebrar o mês da cultura popular, o Maracatu Baque Alagoano realiza a 5ª Edição do Festival de Cultura Popular – Praça dos Folguedos no dia 31 de agosto, a partir das 18h, na Praça Marcílio Dias, Jaraguá, em uma comemoração totalmente gratuita e aberta ao público. Com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o evento vai contar com apresentações de grupos convidados e homenagear o músico Altair Pereira, o “homem-caranguejo” de Maceió.

Além do Baque Alagoano, as atrações do Festival de Cultura Popular serão o Coletivo Afrocaeté, Coração de Mainha, Bumba Meu Boi Kimera, Guerreiro Raio de Sol, Afoxé Odô Iyá e Rafa Quintino, levando ao palco maracatu, coco de roda, bumba meu boi, guerreiro, embolada, afoxé, forró e muito mais.
Celebrar a cultura popular no mês de agosto é um compromisso do grupo ao preparar seu calendário de atividades a cada ano, afirma o mestre Rômulo Fernandes, um dos fundadores do Maracatu Baque Alagoano.
“A Praça dos Folguedos cresceu e se firma como um Festival de Cultura Popular ao trazer grupos de diferentes ritmos e experiências para que o público conheça e interaja. Muitos sábados durante nossos ensaios na Praça Marcílio Dias, vemos pessoas parando para ouvir a música, olhar os instrumentos e dizer que não sabiam que tinha maracatu em Maceió. Daí a importância de eventos como este para que as pessoas possam parar e conhecer mais sobre a cultura e os grupos de seu estado”, comenta o mestre.
Sobre o homenageado
Desde seus primeiros anos de atividade, o Maracatu Baque Alagoano procura homenagear uma figura importante ou folguedo popular do estado durante as prévias de carnaval. Nos últimos anos, a homenagem passou a ter lugar no Festival de Cultura Popular e em 2024, o artista escolhido para este destaque foi o compositor e músico Altair Pereira, falecido em 2012.
Um artista que buscava inspiração nos ritmos alagoanos e usava a dança como parte essencial de sua performance artística, Altair trazia em suas letras questões sociais e ambientais que até hoje são bastante relevantes. Autor de "Mundaú Grande Bebedouro" e "Uçá-Guaiamum", ele mesclou maracatu, repente, coco de embolada em um toque alagoano a la Manguebeat, sendo também conhecido pela alcunha de “homem-caranguejo”.
Mais informações sobre o 5º Festival de Cultura Popular – Praça dos Folguedos podem ser encontradas no Instagram @baquealagoanomaracatu.
Veja também
Últimas notícias

Autores de agressão brutal contra idoso de 60 anos são presos em Coruripe

Vampeta recria clique de 1999 em novo ensaio nu: 'Prepare-se'

Carro colide contra coqueiro e motorista fica preso às ferragens na Av. Assis Chateaubriand

Ladrão invade mansão, faz pizza, toma café e foge com carro roubado

“Erro” em bilhete de loteria faz mulher ganhar mais R$ 1,5 milhão

Jovem comove ao cortar cabelo e fazer peruca para madrinha com câncer
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
