Oficinas do Projeto Cultura Popular Viva celebram as tradições culturais de Batalha
Aulas gratuitas buscam fortalecer o vínculo das manifestações culturais
Para promover e fortalecer a cultura alagoana, o projeto Cultura Popular Viva levou oficinas de Capoeira e bordado Redendê no município de Batalha. As aulas gratuitas despertaram o interesse de jovens e reuniram 30 alunos nas duas turmas dos cursos.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com a Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Batalha, com o objetivo de reforçar a importância da cultura alagoana, resgatar e fortalecer as manifestações culturais transmitidas de geração em geração.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância da ação como um impulso para enriquecer e fortalecer ainda mais a cultura do estado. “O compromisso do Governo de Alagoas em fomentar o cenário artístico-cultural tem conduzido ao fortalecimento das nossas tradições e costumes. Com isso, o projeto não acrescenta somente valor, mas estimula o cenário artístico cultural local, enriquecendo e assegurando que nossas raízes e tradições se mantenham firmes ao longo do tempo”, disse.

A diretora-geral da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Janice Soares, enfatizou a importância do projeto no município. “Esta iniciativa da Secult é um grande passo para Batalha, pois ele possibilita a capacidade de transformar vidas e de promover o acesso à cultura, contribuindo para o enriquecimento da sociedade como um todo”, pontuou.
As aulas de bordado Redendê foram ministradas pela artesã Ângela da Silva Oliveira, com o trabalho direcionado exclusivamente para mulheres, neste primeiro contato. O resultado apresentado foi de estímulo à criatividade, inclusão social e o acesso à arte, bem como, um fator transformador na soma da fonte de renda para essas mulheres.

Já as aulas de capoeira foram ministradas pelo professor Ivan Gonçalves, que proporcionou um aprendizado único aos alunos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.
Últimas notícias
STF autoriza segundo inquérito para investigar suspeitas contra Lulinha
Alagoas fecha primeiro semestre com superávit de R$ 2,9 bilhões
Corpo é encontrado enterrado em região de mata no bairro Santa Amélia
Defensoria convoca reunião sobre caso da Uncisal e convida estudantes e imprensa
Adolescente é morto a tiros e outras duas pessoas ficam feridas em Canapi
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Homem é morto a pedradas e pauladas no Benedito Bentes, em Maceió
