Possível alta do juro do Brasil é exemplo a não seguir, diz diretor do BC da Colômbia
PhD pela Universidade Georgetown, Mauricio Villamizar defendeu que guinada na política monetária
A possibilidade de alta do juro no Brasil recebeu críticas até do exterior. O diretor do Banco Central da Colômbia, Mauricio Villamizar, disse que o Brasil “é um exemplo a não seguir”. Ele disse ser contra a possível estratégia dos colegas brasileiros que sinalizaram a chance de subir a taxa Selic imediatamente após o recente ciclo de cortes.
“O Brasil não apenas interrompeu seus cortes de juros, como também fez o Peru e o México, mas há expectativa que eles invertam o curso e comecem a aumentar as taxas de juros”, disse durante evento na quinta-feira.
PhD em economia pela Universidade Georgetown, nos Estados Unidos, Villamizar defendeu que essa guinada na política monetária não pode ser considerada “saudável” do ponto de vista econômico. Por isso, o Brasil foi citado como um modelo a ser evitado.
O diretor do BC colombiano defende que autoridades monetárias devem se esforçar para adotar estratégias sustentáveis para combater a inflação. Assim, retrocessos – como a alta esperada no Brasil – são evitados.
Essa avaliação foi feita no fim da palestra, quando o diretor também defendeu que o principal objetivo da política monetária é criar condições para o crescimento da economia. “Maior crescimento possível durante o maior tempo possível. Isso só é consistente com taxas baixas no futuro”, disse.
O BC da Colômbia tem sido pressionado pelo presidente Gustavo Pedro a acelerar o ritmo do corte de juros. Na sexta-feira, ele foi às redes sociais para defender o corte da taxa básica colombiana como maneira de liberar recursos do Tesouro para o Orçamento, que podem ser direcionados para outros gastos.
Petro, inclusive, citou Jerome Powell, presidente do BC dos Estados Unidos. No mesmo dia, ele indicou em discurso que “chegou a hora” de mudar a política de juros, com redução das taxas – provavelmente em setembro.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
