Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência é realizado nesta sexta-feira (30)
Políticas públicas na área da saúde para as pessoas PCDs serão discutidas por profissionais e especialistas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá, na próxima sexta-feira (30), o Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência, evento que vai ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF). O seminário vai ter início às 8h30, no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió. As inscrições estão disponíveis através deste link.
Conforme a programação, o evento vai começar com um painel sobre o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down. Na sequência, os participantes poderão acompanhar uma palestra sobre a acessibilidade como ferramenta de inclusão e transformação.
O seminário irá contar, ainda, com painéis sobre avaliação neuropsicológica aplicada ao autismo e atendimento humanizado e acessível para pessoas com deficiência. Haverá, ainda, uma panorâmica do pé torto em Alagoas e sobre as disfunções da comunicação, bem como, sobre alimentação dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Para a gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Daniely Pessoa Cintra, o evento irá tratar das ações e políticas públicas voltadas à assistência às pessoas com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo é criar e fortalecer as políticas públicas de saúde para todos os alagoanos, o que também inclui os PCDs. Pensar ações e discutir casos que envolvem o atendimento a pessoas com deficiência é fundamental e a Sesau está atenta a isso”, destacou.
A supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Adeline Soraya, cita que Alagoas apareceu no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o 4º estado do país com mais pessoas com deficiência, na comparação proporcional à população. “Nosso objetivo é abordar sobre as linhas de cuidado que a Suped é responsável e pensar mais políticas públicas para esse setor”, pontuou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a Sesau busca aprimorar a assistência para todos os alagoanos que possuem alguma deficiência. “Nosso governador Paulo Dantas sempre bate na tecla de que o governo precisa ser inclusivo e temos trabalhado para isso. Realizamos constantes capacitações, além de ajustes nos fluxos de trabalho e da promoção de eventos com esse objetivo”, disse o gestor da Sesau.
Últimas notícias
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Iluminação de Natal impulsiona a economia e fortalece ambulantes de Maceió
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
