Sesau realizará Fórum de Prevenção e Posvenção ao Suicídio
Em Alagoas, de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial, irá promover, no dia 24 de setembro, o III Fórum de Prevenção e Posvenção do Suicídio, com o tema “Valorização da Vida: Acolher e Cuidar”.
A iniciativa, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, é destinada aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço, em Maceió.
Em Alagoas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), durante os meses de janeiro a agosto de 2024, foram registrados 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos por suicídio.
Em todo o ano passado, o Estado contabilizou 2.581 tentativas de suicídio e 154 óbitos por suicídio. Já em 2022, foram notificados 2.214 tentativas de suicídio e 193 óbitos por suicídio.
A psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra, salienta que falar de saúde mental junto à sociedade é fundamental, pois também é uma situação social.
“Setembro Amarelo é um mês alusivo a um problema de saúde que acontece o ano inteiro. Esse momento é uma oportunidade para conscientizar a população e discutir o tema para além do mês, porque precisamos entender que o suicídio e a idealização suicida estão inseridos em um quadro transformamental, que está relacionado com o contexto social”, explicou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com a saúde mental é essencial para assegurar uma melhor qualidade de vida e segurança a todos os alagoanos.
“Toda a equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau está empenhada em garantir cursos e capacitações para a prevenção do suicídio e da autolesão. Nosso propósito é enfrentar o problema por meio de uma rede de acolhimento e assistência em saúde mental, atuando sem preconceitos e sem julgamentos, que infelizmente ainda são comuns na sociedade”, pontuou o gestor.
Setembro Amarelo
A Campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção ao suicídio, teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Durante o nono mês do ano, diversas ações educativas são realizadas, com a culminância em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
